23/04/2009 11h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Sesa e municípios firmam parceria para reorganização dos atendimentos ambulatoriais e emergenciais

Na manhã desta quinta-feira (23), o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, se reuniu com prefeitos e secretários de Saúde da Região Metropolitana, além de gestores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), para discutir a rede de atenção à urgência e emergência adulta e pediátrica. As atenções estavam voltadas para a reorganização do atendimento ambulatorial dos municípios e nos prontos-socorros estaduais.

O objetivo do encontro foi traçar uma solução conjunta com os municípios para que os hospitais da rede pública estadual atendam apenas casos de urgência e emergência, situação que não tem sido observada, por exemplo, no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, onde cerca de 85% das entradas no pronto-socorro deveriam ser resolvidas nas unidades de saúde e prontos-atendimentos (PAs) municipais.

De acordo com o secretário, Anselmo Tozi, a função da Sesa é formar parcerias com os municípios para buscar uma solução. “Vamos reforçá-las com os municípios da Grande Vitória, para que estes possam estruturar a rede básica e dar garantia de atendimento à população nos prontos-atendimentos e nas unidades de saúde básica com qualidade e acolhimento”, disse.



Segundo Tozi, o Hospital Infantil de Vitória é referência para alta complexidade, como, por exemplo, oncologia, trauma, cardiologia, neurocirurgia e cirurgia pediátrica. “A nossa proposta é transferir os atendimentos que hoje são feitos no Infantil para os PAs. Mas não podemos acabar com isso de uma hora para outra, sem antes dar alternativas para a população, mesmo que isso acabe sufocando um hospital que tem como foco principal os casos graves”.

Nesse contexto, deve-se ressaltar que, no período entre março e o início de junho, ocorre um pico nos atendimentos no HINSG, principalmente devido a crianças com problemas respiratórios causados pela mudança climática típica dessa época do ano. A maioria dessas infecções são casos de atenção básica, como gripes, resfriados e asmas. A série histórica mostra que a instituição tratou de aproximadamente 51.630 pessoas com esses agravos entre 2005 e agosto de 2008.

Outra informação importante indica que entre janeiro e 10 de março de 2009, houve três mil atendimentos a mais no HINSG se comparado ao igual período de 2008. Além disso, durante os quatro dias de feriado (18 a 21), foram realizados 958 atendimentos no HINSG. Destes, 233 foram de pacientes provenientes de Cariacica, 206, da Serra; e 147 de Vitória.

O HINSG

O Hospital Infantil é referência para alta complexidade e casos de urgência e emergência. São 149 leitos de internação, cinco consultórios de pronto-socorro (PS) e 20 ambulatoriais e três salas cirúrgicas. Trabalham na unidade um total de 1.191 servidores, sendo 941 próprios, 128 terceirizados e mais 82 de cooperativas médicas. São 123 pediatras.

Confira abaixo as especialidades da unidade:

- Referência para Osteogênese Imperfeita
- Alta Complexidade para Queimados
- Coluna e Nervos Periféricos
- Hospital Dia – AIDS
- Hospital Tipo I para Emergência
- Alta Complexidade para Neurologia e
- Neurocirurgia
- Ortopedia Infantil
- Tratamento de AIDS
- Trauma e Anomalias do Desenvolvimento
- Tumores do SNC
- UNACON Exclusiva de Oncologia Pediátrica
- Alta Complexidade em Terapia Nutricional
- UTI Pediátrica
- UTI Neonatal
- UTI Queimados

Unidades de saúde

O Governo do Estado anunciou a entrega de 54 Unidades de Saúde da Gente durante o lançamento do Programa Capixaba de Investimentos Públicos e Empregos. Duas unidades já estão em construção em Cariacica, que receberá ainda mais três. Além disso, serão levantadas mais oito: Guarapari (02), Serra (01), Viana (02) e Vila Velha (03).

Em construção:

Cariacica: 2

Anunciadas:

Cariacica: 3
Guarapari: 2
Serra: 1
Viana: 2
Vila Velha: 3



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karla Hoffmann
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard