13/07/2006 10h50 - Atualizado em 23/09/2015 09h36

Sesa é pioneira em monitoramento total do Programa Saúde da Família

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) é pioneira no Brasil no desenvolvimento de um processo de Certificação de 100% das equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). O resultado da primeira fase desse trabalho será divulgado aos 73 municípios capixabas, nesta sexta-feira (14).

O trabalho de Certificação - levantamento e análise dos dados da situação das equipes do PSF no Estado – foi desenvolvido entre meados de 2005 e 2006. O Ministério da Saúde estimula a criação de mecanismos de avaliação e o Espírito Santo foi o primeiro a desenvolver um modelo e a realizar a certificação.

A partir do processo, os técnicos da Sesa concluíram que aproximadamente 70% das equipes certificadas receberam avaliação de situação entre “Bom” e “Regular”.

“A idéia inicial é ter a Certificação como um diagnóstico. Com esses dados em mãos, os municípios saberão onde estão os pontos fracos e poderão, desse modo, trabalhar de forma mais eficaz para organizar a atuação de suas equipes de saúde da família”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose.

A coordenadora estadual de Atenção Primária (APS), Camila Telles, aproveitou para ressaltar a importância de uma rede integrada de pontos de atenção à saúde, organizada a partir da APS, tendo o Saúde da Família como principal estratégia nesse processo.

“Tratados inicialmente pelas equipes de PSF, problemas como a hipertensão não evoluem para doenças cardíacas graves, evitando, dessa forma, procedimentos cirúrgicos mais complexos e a ocupação de leitos em hospitais”, detalhou a responsável pela coordenação.

Prêmio

O secretário Anselmo Tose adiantou, ainda, a possibilidade de uma premiação a ser concedida pela Sesa às equipes de PSF que mais se destacarem no próximo ano.

“Embora o Estado tenha mostrado resultados acima da média nacional de avaliação das equipes de PSF, esse prêmio será um incentivo para a organização pelos municípios desse serviço que é tão fundamental”, acrescentou.

O processo de Certificação é resultado de uma parceria entre a Sesa, o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosemes) e o Conselho Estadual de Saúde (CES).

O evento para a divulgação dos dados da Certificação aos municípios será realizado no auditório da Prefeitura Municipal de Vitória e tem início marcado para as 9 horas.

Dados sobre a Certificação

Equipes certificadas: 461 (100%)
Municípios com visitados: 73
Equipes que pontuaram 80% ou mais (Bom): 85