29/09/2008 08h21 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Sesa e Sejus assinam portaria em fórum sobre tuberculose nesta segunda (29)

Foi assinada, na manhã desta segunda-feira (29), durante o Fórum de Integração para a Descentralização das Ações de Controle de Tuberculose na Atenção Básica, a portaria de Normatização de Postura Administrativa para Atendimento ao Preso com Tuberculose no Sistema Penitenciário. Trata-se de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

O documento foi visado pelo subsecretário de Estado da Saúde, Francisco José Dias, e pelo subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, José Otávio Gonçalves. Além deles, estavam presentes à mesa de abertura o consultor internacional sobre o assunto, da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Rodolfo Rodriguez, e o coordenador nacional do Programa de Controle da Tuberculose, Dráurio Barreira. O Ministério Público Estadual (MPE-ES) também compôs a mesa.

Dias ressaltou a importância da parceria firmada entre Sesa, Sejus e secretarias municipais de saúde para o controle da enfermidade no sistema prisional do Espírito Santo. O subsecretário também relevou a participação do MPE-ES e do Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) neste processo.

De acordo com Dias, o objetivo do evento é discutir assuntos como a intensificação do processo de descentralização das ações de controle à tuberculose, por meio da efetiva participação das equipes do Programa Saúde da Família na vigilância, na prevenção e no tratamento da doença. “Da parte da Sesa, temos todo o empenho de viabilizar o processo de descentralização”, disse.

O Fórum, que teve início na manhã desta segunda (29), no auditório do Departamento de Imprensa Oficial (DIO), se estende até as 17 horas.

O Fórum

O objetivo do evento é sensibilizar gestores municipais de saúde, como secretários, coordenadores do programa de tuberculose e coordenação da Atenção Básica, para o fortalecimento das ações de controle da tuberculose nos serviços de saúde dos oito municípios prioritários (Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Serra, Guarapari e São Mateus).

A doença

O Brasil é o 15º país, entre 22, que mais tem casos de tuberculose no mundo, e precisa cumprir meta de 85% de cura das ocorrências da doença. Neste aspecto, o País está atrás de nações como Índia, Congo e China. São notificados, por ano, 80 mil novos casos de tuberculose, com cinco mil óbitos. Há uma estimativa de que 45% dos casos da doença não são informados às autoridades de saúde brasileiras.

No Espírito Santo, em 2007, foram registrados 1.280 novos casos de tuberculose, sendo que a cura alcançada foi de 80,6%. A taxa de abandono do tratamento é de 6,8%. Os oito municípios prioritários são responsáveis em detectar 70% dos casos.

Programação:

- 14 horas – “Situação atual da tuberculose e atenção básica no Estado” – Ana Paula Rodrigues Costa, coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Sesa, e Célia Márcia Bircher, coordenadora estadual da Atenção Primária, Sesa

- 14h40 – “Panorama atual da tuberculose nos municípios prioritários e estratégias a serem utilizadas para implementação das ações de controle na atenção básica” – Dória Sá de Almeida Peixoto, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose do Município de Serra, representando os municípios prioritários do Estado

- 15 horas – Coffe break

- 15h30 – Discussão e agenda de trabalho