30/05/2014 13h51 - Atualizado em 23/09/2015 13h41

Sesa entrega 748 médicos qualificados para atender urgência e emergência

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) conclui nesta sexta (30) e sábado (31) a capacitação de 748 médicos pediatras, socorristas e intensivistas de prontos-atendimentos municipais e prontos-socorros de hospitais estaduais e filantrópicos que integram a rede de urgência e emergência no Espírito Santo. Todos participaram de pelo menos um dos três módulos de atualização oferecidos com o objetivo de tornar mais eficiente o atendimento, oportunizando maior agilidade na definição do diagnóstico e dos encaminhamentos necessários para salvar vidas.

Neste final de semana, serão ministradas as últimas aulas do curso de Ventilação Mecânica, no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, encerrando o processo de capacitação dos profissionais, por meio de parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). Foram ofertados três cursos, custeados com recursos estaduais da ordem de R$ 811 mil. Os outros dois módulos foram: “Fundamentos em Terapia Intensiva” e “Fundamentos em Terapia Intensiva em Pediatria”, este último especialmente para pediatras.

O secretário da Saúde, José Tadeu Marino, prestigiou a aula de encerramento e falou sobre a importância desta capacitação. “Há algum tempo estávamos com ênfase na saúde primária. Capacitamos 3 mil médicos. Em fevereiro de 2013 inauguramos o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves e neste segundo semestre vamos inaugurar o Hospital São Lucas, ambos com grande capacidade de leitos de urgência e emergência de UTI. Precisávamos então capacitar também os médicos para atuar nesta outra vertente da saúde e para isso iniciamos este curso. Vamos ter profissionais capacitados para atender a demanda e com qualidade. A formação é um trabalho que o Governo do ES realiza e continuará realizando”, destaca.

Já para o secretário-geral da Amib, Moyses Damasceno, o curso é fundamental para o processo contínuo de aprendizagem. “Agradecemos esta oportunidade de trabalhar junto à Secretaria de Estado da Saúde em uma importante qualificação para estes médicos. Temos aqui um hospital moderno e que muito me deixou impressionado. Essa junção de estrutura com equipe qualificada é que faz a diferença para o paciente”.

O chefe do Núcleo Especial de Desenvolvimento em Recursos Humanos da Sesa, Luiz Cláudio de Oliveira, destaca que, desde 2011, o Governo elencou como prioridade qualificar médicos da rede de urgência e emergência do Espírito Santo, melhorando o manejo clínico nos prontos-atendimentos e prontos-socorros que compõem a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo ele, a Sesa tem se preocupado em promover a melhoria contínua dos serviços de saúde, por meio de capacitações para tornar mais eficiente o atendimento, de forma que a equipe possa atuar diretamente na prevenção do agravo logo nas primeiras horas, evitando sequelas e mortalidade.

Como exemplo, ele cita dados da Sesa que mostram que o infarto agudo do miocárdio foi responsável por 85% das mortes por doença isquêmica do coração em 2010, seguido pelas doenças isquêmicas crônicas, com 12%. Dentre os óbitos por doença cerebrovasculares, o acidente vascular cerebral (AVC) – popularmente conhecido como derrame – foi responsável por 86%.

Luiz Cláudio reforça que o conteúdo programático foi elaborado levando em consideração esse panorama e considera que o investimento na qualificação profissional tem um papel fundamental na redução dos riscos de mortalidade.

A médica da Sesa Elaine Dallorto, que participou do módulo “Fundamentos em Terapia Intensiva”, concorda. Ela diz que atua há 15 anos como médica plantonista e, mesmo conhecendo os procedimentos de rotina, pôde aproveitar bastante do curso, que traz, por exemplo, novidades dentro dos processos, aborda novas medicações que são utilizadas e que podem obter melhor resposta do paciente ao tratamento.

“É um investimento importante da Sesa para o profissional e para o paciente, e uma excelente oportunidade, principalmente para aqueles que estão iniciando a carreira médica atuando em prontos-atendimentos municipais e prontos-socorros de hospitais. O material disponibilizado é bem didático, descreve as técnicas e todos os procedimentos. Além disso, o curso em si possibilita troca de experiências, o que é enriquecedor”, disse ela.

O Governo do Espírito Santo tem priorizado essa estratégia e já investiu, nos últimos três anos, R$ 14 milhões em capacitações. Desses três módulos ofertados em parceria com a Amib participaram 748 profissionais de 57 instituições de saúde da Grande Vitória e interior que são porta de entrada para pacientes da urgência e emergência.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/99969-8271/99943-2776/99983-3246
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Imprensa – Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves
Thiago Alves
(27) 99274-5245
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard