04/03/2005 14h25 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Sesa entrega medicamentos aos municípios atingidos pelas chuvas

Os municípios afetados pelas enxurradas e inundações no Estado, durante os meses de janeiro e fevereiro, começam a receber na próxima semana, diferentes tipos de medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde.

São mais de 240 mil comprimidos divididos entre 27 tipos de medicamentos, entre: antibióticos, antiflamatórios, analgésicos, antitérmicos, antiparasitários, antipertensivos, antiasmáticos, soros para hidratação e para o tratamento da água.

Os medicamentos irão atender aos 21 municípios do estado que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública, como é o caso de João Neiva.

A distribuição será feita pelo Núcleo de Assistência Farmacêutica (NAF), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). De acordo com o farmacêutico, Waltemir Lourdes da Silva, o material está sendo separado e os municípios receberão um “kit” com todos os tipos de medicamentos enviados pelo Ministério.

“O material estará à disposição das prefeituras a partir da próxima segunda-feira (7), no Almoxarifado Central de Medicamentos do NAF. já estamos avisando aos responsáveis dos municípios, agendando o melhor dia para buscarem os medicamentos”, explicou Waltemir.

Ajuda

Relação dos municípios que com as fortes chuvas que atingem o Estado, decretaram Situação de Emergência (SE) ou Estado de Calamidade Pública (ECP):

1. Água Doce do Norte (SE)
2. Alegre (SE)
3. Atílio Vivacqua (SE)
4. Brejetuba (SE)
5. Cachoeiro de Itapemirim (SE)
6. Castelo (SE)
7. Divino são Lourenço (SE)
8. Domingos Martins (SE)
9. Fundão (SE)
10. Guaçuí (SE)
11. Itaguaçu (SE)
12. Itapemirim (SE)
13. Itarana (SE)
14. João Neiva (ECP)
15. Mantenópolis (SE)
16. Montanha (SE)
17. Muniz Freie (SE)
18. Rio Novo do Sul (SE)
19. Santa Leopoldina (SE)
20. Santa Maria de Jetibá (SE)
21. Santa Teresa (SE)

Cuidados

Em tempos de enchentes, alguns cuidados são importantes:
 Lave chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas pela enchente com sabão e água sanitária (1 copo de água sanitária para 1 balde de 20 litros de água);
 Todos os alimentos e remédios que foram molhados deverão ser jogados fora;
 Se a caixa d’água foi invadida, não use esta água antes da desinfecção do reservatório, usando a solução de 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard