19/10/2006 11h43 - Atualizado em 23/09/2015 09h38

Sesa entrega medicamentos para lipodistrofia

O Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes e a Santa Casa de Misericórdia de Vitória receberam, em reunião na Secretaria de Saúde do Estado, 100 frascos do medicamento poli metil Metacrilato, no valor de R$ 39 mil.

O medicamento será utilizado para o tratamento da lipodistrofia facial dos pacientes que fazem uso de anti retroviral. “Com o uso da medicação, ao longo dos anos, os pacientes com HIV desenvolvem atrofia dos músculos, o que causa uma aparência facial desagradável. Com o preenchimento o paciente terá uma melhora significativa do seu bem-estar”, comenta Sandra Fagundes, coordenadora Estadual do programa.

Os dois hospitais credenciados pelo Ministério da Saúde deverão fazer 24 procedimentos por mês. Profissionais da área de dermatologia e cirurgia plástica receberam treinamento do Ministério para executar o procedimento.

O Estado do Espírito Santo tem cadastrado, atualmente, dois mil e quinhentos pacientes em uso de medicação anti-retroviral. “Em média, dez por cento dessas pessoas irão desenvolver lipoatrofia, portanto teremos anualmente 250 pacientes que necessitariam fazer tal procedimento”, acrescenta Sandra.

Os procedimentos devem começar no próximo mês. Já esperam na fila por avaliação cem pacientes vivendo HIV/Aids.

Informações Adicionais:
Gustavo Tenório/ Franciane Barbosa/ Mariana Almeida
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271 / 99432776
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br