28/05/2015 07h58 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Sesa faz ações de conscientização para o Dia Mundial Sem Tabaco

Para conscientizar sobre os efeitos negativos do fumo a equipe do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) preparou ações de alerta a população para o Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado neste domingo (31). Na próxima segunda (01) e terça-feira (02), a equipe vai demonstrar como a fumaça do cigarro é prejudicial e realizar testes para medir o monóxido de carbono no organismo com ações na sede administrativa da Sesa e em frente ao Clube Álvares Cabral, em Vitória.

Mas, já nesta sexta-feira (29), quem passar pelo Shopping Vitória será orientado sobre os perigos do cigarro além de tirar dúvidas para quem quiser parar de fumar, no “Mutirão de Combate ao Fumo”, que acontece às 09h. Essa ação é organizada pela Assembleia Legislativa do Espírito Santo em parceria com outros órgãos.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da Sesa, Hararrija Diório, durante as ações serão distribuídos materiais educativos sobre a Lei Antifumo e realizado um teste para verificar o teor de monóxido de carbono presente no organismo do fumante ou de um fumante passivo. O teste é feito por um monoxímetro, apelidado de bafômetro do cigarro. Profissionais da saúde também estarão à disposição para medir a pressão arterial.

A coordenadora explica que para fazer o teste no “bafômetro do cigarro” a pessoa deve prender a respiração por aproximadamente 10 segundos e depois soprar o ar pela boca por meio de um canudo ligado ao aparelho, que apresentará o percentual de monóxido de carbono no organismo. “Com o resultado é possível avaliar como o pulmão do fumante ou do fumante passivo está contaminado por monóxido de carbono”, acrescenta.

De forma didática, uma boneca fumante chamada Altina também será exposta para ilustrar todo o trajeto da fumaça pelo aparelho respiratório. Ela possui no lugar do pulmão uma espécie de filtro que retém as impurezas do cigarro. De acordo com a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, HararrijaDiório, a boneca surpreende porque o filtro fica todo preto após algumas tragadas.

Essas atividades serão realizadas na próxima segunda-feira (01), na Sede Enseada da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), e em frente ao Clube Álvares Cabral, na próxima terça-feira (02). Neste último dia, a ação contará com a execução de um grafite, realizado pelo grafiteiro Anderson Moska. A atividade começa às 10h. Durante a semana, 24 municípios também farão atividades de combate ao fumo no Estado.

Dia Mundial Sem Tabaco

A Organização Mundial da Saúde (OMS) e parceiros comemoram no dia 31 de maio o Dia Mundial Sem Tabaco. De acordo com a coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), HararrijaDiório, neste ano, a OMS definiu o tema "Fim do comércio ilegal de produtos de tabaco" para ser trabalhado internacionalmente. “O comércio ilícito é uma grande preocupação internacional, incluindo áreas como saúde, economia, a governança e corrupção.É importante ressaltar que o comércio ilícito também aumenta a disponibilidade e o acesso na população jovem e de baixa renda devido ao baixo custo”, afirma.

No Espírito Santo, as ações enfatizarão também a Lei Federal nº 12.546, conhecida como a Lei Antifumo que entrou em vigor em dezembro de 2014. A lei proíbe fumar em ambientes fechados, públicos ou privados, de todo o país e proíbe também os fumódromos. Segundo Hararrija, os principais benefícios da lei é a proteção da saúde da população, incentivo para os fumantes pararem de fumar e a prevenção da iniciação de jovens, uma vez que diminui a aceitação social do cigarro.

Prevalência

Segundo dados do Ministério da Saúde, 80% dos 24 milhões de fumantes começam a fumar antes dos 18 anos, e cerca de 19% de jovens entre 13 e 15 anos experimentam cigarros no Brasil.

O número de fumantes acima de 18 anos caiu 28% nos últimos oito anos. É o que revela a última pesquisa sobre tabagismo da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). A pesquisa de 2013 registrou também que 10% da população brasileira fumam, enquanto em 2006 o índice era de 15,9%. Na Capital Vitória a prevalência foi de 8,2% em 2013 e em 2006 15,9%.

Tratamento

No Estado, o tratamento ao fumante é ofertado em 52 municípios capixabas, por meio de uma equipe multidisciplinar. O paciente que procura a unidade de saúde municipal participa das sessões em grupo e dependendo do grau de dependência é disponibilizada a medicação (adesivos, gomas, pastilhas e bupropiona).

Municípios com tratamento para fumantes

- Afonso Cláudio
- Alegre
- Alfredo Chaves
- Anchieta
- Apiacá
- Atílio Vivácqua
- Baixo Guandu
- Bom Jesus do Norte
- Brejetuba
- Cachoeiro de Itapemirim
- Cariacica
- Castelo
- Conceição do Castelo
- Colatina
- Domingos Martins
- Fundão
- Governador Lindenberg
- Guarapari
- Guaçuí
- Ibitirama
- Ibiraçu
- Iconha
- Irupi
- Iúna
- Itaguaçu
- Itapemirim
- Jerônimo Monteiro
- Laranja da Terra
- Linhares
- Mantenópolis
- Marataízes
- Marechal Floriano
- Marilândia
- Mimoso do Sul
- Montanha
- Muniz Freire
- Muqui
- Nova Venécia
- Piúma
- Presidente Kennedy
- Rio Novo do Sul
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São Gabriel da Palha
- São Mateus
- São Roque do Canaã
- Serra
- Sooretama
- Venda Nova do Imigrante
- Viana
- Vila Velha
- Vitória

Serviço:

Mutirão de Combate ao Fumo
Data: 29 de maio de 2015 (sexta-feira)
Horário: 09 horas
Local: entrada do Shopping Vitória.

Ação de controle do tabaco na Sesa
Data: 01 de junho de 2015 (segunda-feira)
Horário: 14h às 16h
Local: Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Sede Enseada. Rua Engenheiro José Guilherme Monjardim Varejão, nº 225, Ed. Plaza Center, Bairro Enseada do Suá.

Ação com Grafite
Data: 02 de junho de 2015 (terça-feira)
Horário: 10 horas
Local: em frente ao Clube Álvares Cabral, em Vitória
Com participação do grafiteiro e designer Anderson Moska.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard