27/09/2004 08h08 - Atualizado em 22/09/2015 17h06

Sesa faz balanço de atendimento aos idosos

A próxima segunda-feira (27), é a data em que comemora-se o Dia Nacional do Idoso. No Espírito Santo, de um total de 3,21 milhões de habitantes, há 261 mil cidadãos com mais de 60 anos, de acordo com o Censo 2002.

A Secretaria Estadual de Saúde que, há 15 anos implantou o Programa do Idoso, com a coordenação da geriatra Walesca Binda, comemora a data fazendo um balanço das ações realizadas na busca de um atendimento qualificado e humanizado aos idosos capixabas.

Portaria

No dia sete de julho de 2004 o secretário estadual de saúde, João Felício Scárdua, determinou, com a assinatura da Portaria 051R, o atendimento preferencial em todas as unidades de saúde estaduais a pessoas acima de 60 anos.

Com a portaria todos os hospitais públicos e as unidades conveniadas, tiveram que se adequar no sentido de oferecer atendimento individualizado e diferenciado aos idosos, com prioridade aos portadores de deficiência ou com limitação incapacitante.

Em agosto, na reunião do Conselho Bipartite (CIB), ficou acertado que, não só Estado mas, também, os municípios também dariam atendimento prioritário aos usuários do Sistema Único de Sáude (SUS), maiores de 60 anos.

Capacitação

Respeitando às determinações da Portaria e visando acolher à terceira idade de maneira cada vez mais qualificada, foi implantado,
em convênio com o Ministério da Saúde, o Plano de Capacitação de Recursos Humanos em Prol do Envelhecimento Digno e Saudável.

O objetivo é capacitar e orientar profissionais da saúde sobre os cuidados que se deve ter com os idosos. O plano é uma parceria entre a Sesa, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Secretaria de Estado do Trabalho e Ação Social (Setas), Conselho do Idoso e Prefeituras da Grande Vitória.

Serão treinadas uma média de 550 pessoas entre, profissionais de saúde, cuidadores, lideranças comunitárias de grupos de idosos profissionais da atenção básica e técnicos de instituições de longa permanência (asilos).

Oficina

Preocupados com a situação de descaso enfrentado por alguns idosos residentes de asilos, a Secretaria Estadual de Saúde, representada por membros da Vigilância Sanitária, realizou, em dois de julho de 2004, a 1ª Oficina de Atualização de Instituições de Longa Permanência, procurando discutir como adequar essas instituições em padrões e na legislação vigente.

Durante a oficina foi apresentado um roteiro de inspeção, facilitando o relatório que deve ser feito por todas as Vigilâncias Sanitárias no Brasil. Além disso, apresentaram aos presentes o projeto de “Revitalização dos Asilos”, que em parceiras com faculdades e universidades do Estado, possibilitará a contratação de profissionais mais adequados para o acompanhamento dos idosos.

O principal objetivo dessa Oficina foi dar orientação para os profissionais que trabalham diretamente com a terceira idade, apresentando projetos visando melhorar a qualidade de inspeção dos asilos, tanto com relação aos proprietários das instituições, como com a população em geral, que pode acompanhar e cobrar melhorias.

Pesquisa

Está sendo organizado pela Sesa a primeira pesquisa por amostragem do perfil alimentar e nutricional dos idosos residentes em Vitória. O objetivo do levantamento é conhecer como a terceira idade tem se alimentado, mas o cadastro servirá para a atualização do censo habitacional, identificando as formas de relacionamento e diversão.

O estudo abrangerá os 79 bairros de Vitória, que contam com 25.498 idosos, de acordo com o censo do IBGE de 2000. A primeira etapa da pesquisa segue até novembro, quando começa o trabalho de campo. Alunos de nutrição serão selecionados para coletar as informações nas casas selecionadas.

A comissão coordenadora da pesquisa é formada por 11 pessoas, entre médicos, nutricionistas e assistentes sociais, ligados a Secretaria Estadual de Saúde e à Prefeitura de Vitória. De acordo com os profissionais, o trabalho será expandido para os outros municípios do Estado.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br