22/03/2005 13h27 - Atualizado em 23/09/2015 09h32

Sesa forma servidores em Vigilância em Saúde

Após período de estudo teórico e de campo, 72 servidores estaduais, municipais e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), divididos em três turmas, concluem, nesta terça-feira (22), o Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde. A formatura está marcada para as 14h, no Centro Regional de Educação Aberta e a Distância, localizado em Itararé.

O curso, criado por iniciativa da Funasa e gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foi ministrado pela Fiocruz e tem como meta capacitar cerca de 85 mil trabalhadores de nível médio do Sistema Único de Saúde que desenvolvem operações de campo no controle de doenças, epidemiologia, vigilância e promoção da saúde.

“Para o Espírito Santo, até 2006, a previsão é capacitar 788 alunos, envolvendo todos os municípios”, informou a coordenadora Estadual do Programa de Formação de Agentes Locais de Vigilância em Saúde, Eliana Fundão Bride.

Objetivos

O principal objetivo do curso é contribuir para o aprimoramento das práticas de saúde e, assim, para a melhoria da realidade sanitária e social dos locais de atuação dos agentes de vigilância. Para isso, aposta em uma estratégia de ensino inovadora, que articula momentos presenciais e a distância, com uma metodologia de ensino reconstrutiva e problematizadora.

O curso se organiza em três unidades: Vigilância em saúde e novas práticas locais; Trabalho, condições de vida e situação de saúde; e Promoção e proteção da saúde, divididas em módulos. Além das aulas expositivas e de um trabalho de campo, também são usados materiais didáticos elaborados especialmente para o curso.

O plano de curso é desenvolvido e acompanhado por professores-tutores, que atuam junto aos alunos nos momentos presenciais e a distância, a partir de Núcleos de Apoio à Docência (NAD) em diversos locais do país. A Rede PROFORMAR, presente em todo o país, oferece suporte ao curso para que suas atividades se desenvolvam plenamente.

Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/Deyvison Longui
Tels.: 31372378 / 31372315 / 99698271
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br