02/08/2007 11h11 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Sesa inaugura endoscopia digestiva no Hospital Evangélico de Vila Velha

O Governo do Estado, por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Hospital Evangélico de Vila Velha, inaugurou na manhã desta quinta-feira (02) os serviços de diagnóstico complementar na área de endoscopia digestiva alta e colonoscopia. Aproximadamente 100 pessoas estiveram presentes na cerimônia, entre elas o secretário de Saúde, Anselmo Tose, deputados estaduais, a diretoria do hospital, médicos e outras lideranças estaduais e da região.

Tose relatou a importância de parcerias do Governo do Estado com hospitais filantrópicos. “Se der certo aqui, também faremos em outros hospitais. Vamos resolver a demanda reprimida da Grande Vitória, colocar em dia os serviços e, principalmente, que sejam feitos com agilidade e qualidade”, destacou.

A diretora do Hospital Evangélico, Sirlene Mota, agradeceu o apoio do secretário. Ela disse ainda que os serviços de endoscopia tendem a aumentar. “Temos um projeto de ampliação para 250 metros de área destinada aos serviços. Não serão apenas exames. Temos um local com segurança e que oferecerá retaguarda para casos de urgência”, completou.

O gastroenterologista André Franzotti Cardoso, um dos responsáveis pela realização dos exames, disse que os serviços oferecidos vão promover a detecção de câncer, úlceras e diversas doenças inflamatórias. “São exames de diagnóstico que, se forem realizados precocemente, há maior chance de cura”.

Até o fim do ano serão oferecidos 1.400 exames de endoscopia digestiva alta, 100 colonoscopias (endoscopia baixa), além de 640 exames complementares (biópsias, histopatológicos, polipectomia, testes de uréase e outros), totalizando 2.140 exames, com investimento de R$ 348.735,00. Será realizada uma média de 420 atendimentos por mês, com início ainda em agosto.

Outros procedimentos também poderão ser feitos, como testes de urease, citologias, polipectomia, esclerose de varizes de esôfago e demais procedimentos decorrentes de complicações e intercorrências.

Na rede hospitalar de Vila Velha estes exames eram disponibilizados apenas em casos de urgência. Nas outras situações, a população precisava se descolar para outros municípios. Essa oferta vem facilitar o acesso dos usuários, principalmente dos moradores da Região Metropolitana.

Nessa Região há uma demanda reprimida em endoscopia digestiva alta. De janeiro a julho deste ano foi ofertada uma média mensal de 1.390 exames no Estado. Em 2006, foram disponibilizados 15.577 exames somente de endoscopia digestiva alta.

Saiba mais

Endoscopia digestiva – o aparelho endoscópico é introduzido pela boca para análise do esôfago, estômago e duodeno. Detecta refluxos, úlceras gástricas, esofagite, entre outros.

Colonoscopia – o aparelho endoscópico é introduzido pelo orifício anal para análise do intestino grosso e algumas partes do intestino delgado. Detecta principalmente o câncer de colo retal. Se diagnosticado no início, há maior chance de cura.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Lorena Fraga
(27) 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard