19/03/2008 12h40 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Sesa inaugura nova sede administrativa do Hospital Antônio Bezerra de Faria nesta quarta (19)

Aproximadamente 500 pessoas participaram da cerimônia de inauguração da nova sede administrativa do Hospital Antônio Bezerra de Faria (HABF), em Vila Velha, na manhã desta quarta (19). O vice-governador, Ricardo Ferraço, o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, deputados estaduais, lideranças políticas municipais, funcionários do hospital e representantes da sociedade civil prestigiaram o evento.

Tozi ressaltou que a obra representa mais um passo para a reestruturação da assistência hospitalar em Vila Velha.

“O HABF está programado para se tornar o hospital referência em urgência e emergência de Vila Velha. Iniciamos com a transferência da maternidade do HABF para o Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em 2007, ampliando de 13 leitos, em 2003, para 124 no ano passado, o que o tornou o maior hospital-maternidade público e privado do Estado. Acabamos de concluir a segunda etapa, com a entrega do prédio administrativo, o que permitirá o início das obras dentro do HABF e a ampliação posterior de 75 para 125 leitos”.

O secretário aproveitou para apresentar as ações da Sesa no município. Citou a parceria com o Hospital Evangélico de Vila Velha, que com a contratualização pela Sesa, terá seu teto ampliado de R$ 4 milhões, em 2002, para R$ 19 milhões em 2008, um aumento de 340%, além de repasse de recursos para a realização de exames de endoscopia digestiva, colonoscopia, vitrectomia e cataratas. “Estamos também trabalhando na reestruturação do Centro Regional de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), do Polo de Audiologia e do CRE de Vilha Velha” disse.

O vice-governador Ricardo Ferraço disse que a obra faz parte da política de valorização dos servidores públicos, responsáveis pela boa prestação de serviços à população capixaba. “Estamos evoluindo para proporcionar melhores condições físicas de trabalho para os nossos funcionários da saúde. Significa dizer que já estamos provocando grandes mudanças na saúde e pretendemos avançar ainda mais a partir da ampliação da nossa capacidade de atendimento. Pelo menos em 90 dias pretendemos publicar o edital para contratação das obras do novo Bezerra de Faria”, afirmou.

A diretora do hospital, Luciana Ceolin, destacou que a inauguração representa a conclusão de mais uma etapa da reestruturação do HABF. “Agora poderemos iniciar a obra de ampliação do hospital, e assim melhorarmos as condições de atendimento da população”.

O prédio foi construído em um antigo terreno do Estado, localizado em frente à portaria social do HABF. O valor total da obra foi de R$ 3,3 milhões, disponibilizados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e Governo Federal.

O setor administrativo funcionava nas dependências do Hospital e em mais duas casas, alugadas por aproximadamente R$ 3.500,00 ao mês, situadas na mesma rua do Bezerra de Faria. Com a mudança, a antiga sede da administração foi demolida e no local será construída uma área que servirá como espaço hospitalar.

O novo prédio tem quatro andares e dispõe de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados, que além da gerência, também abrigarão os almoxarifados (da farmácia, de prontuário médico e central) e um auditório com 40 lugares. O acesso aos demais andares poderá ser feito pelas escadas ou por dois elevadores.

São 40 salas, oito banheiros, três copas com três áreas de serviço, distribuídos entre o primeiro e o segundo andares. No térreo, além da recepção central, haverá também um estacionamento com 13 vagas. “Todos os materiais e equipamentos do novo prédio foram adquiridos com recursos do Estado”, informa a diretora Luciana Ceolin.

Mais leitos

O próximo passo será reaproveitar o espaço deixado pela mudança da administração. Estão previstos investimentos na ordem de R$ 13 milhões em uma área de 5,9 mil metros quadrados. O número de leitos passará de 78 para 124, o que transformará o Antônio Bezerra no hospital referência em urgência e emergência em Vila Velha.

Esse acréscimo contribuirá para o aumento da média de internações mensal, que atualmente é de 484. A ampliação abrirá vagas para novas contratações. Atualmente o HABF dispõe de 555 funcionários, entre contratados, efetivos, comissionados e terceirizados.

Histórico

O Hospital e Maternidade de Vila Velha foi fundado em junho de 1958, graças ao empenho de um grupo de mulheres que, junto com o Dr. Denizar Santo, adquiriram um terreno, no bairro Jaburuna.

Em janeiro de 1971, o hospital, que era presidido pelo próprio Dr. Denizar Santo, foi doado em regime de comodato à Fundação Hospitalar do Espírito Santo.

Em março de 1991, uma reforma ampliou o número de leitos. Além disso, a sala de cirurgia foi aumentada e foi criado o setor de médio risco. Ainda naquele ano, a instituição passou a se chamar Hospital Antônio Bezerra de Faria, em homenagem ao médico e ex-prefeito de Vila Velha.

Atualmente, o HABF faz parte da rede estadual de saúde pública. Em 2007, o setor de maternidade foi incorporado pelo Hospital Infantil e Maternidade Dr. Alzir Bernardino Alves (Himaba), em Soteco, Vila Velha.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha