18/04/2007 14h21 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Sesa inaugura obras de reforma e novos equipamentos para o Hospital Infantil de Vitória

A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) inaugurou nesta quarta-feira (18), às 10 horas, as obras da reforma da lavanderia e da Central de Materiais Esterilizados (CME) do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG). O valor total do investimento, entre reforma e aquisição de equipamentos, foi de R$ 250 mil. O secretário Anselmo Tose esteve presente na cerimônia.

No auditório, antes do desenlace das fitas, Anselmo Tose e o diretor geral do Hospital Infantil, Mário José, falaram brevemente sobre o assunto para uma platéia composta por médicos, enfermeiras e as pessoas que trabalham na lavanderia.

Primeiro a falar, o diretor geral destacou as dificuldades enfrentadas pelo HINSG durante a construção. Segundo ele, nesse período, os profissionais do CME e da lavanderia foram deslocados para outras unidades de saúde da Grande Vitória. Antes de concluir, ele ressaltou que essas foram as ultimas duas reformas sofridas pelo hospital.

Logo depois, foi a vez do secretário discursar. Ele enfatizou que, apesar do pequeno atraso sofrido pelas obras, agora é hora de recuperar o tempo perdido. De acordo com ele, o centro cirúrgico é um dos departamentos mais importantes de um hospital e não pode ficar parado. Para isso, ele pediu um esforço extra dos profissionais.

Anselmo Tose acrescentou ainda que o Governo Estadual está decidido a investir em novas unidades de saúde no Espírito Santo. Ele disse que está em sendo discutida a construção de um novo hospital infantil (que ficaria na Reta da Penha), um novo Dório Silva, além do aumento do espaço físico do Hospital São Lucas.

A Reforma

Além da reforma, foi adquirida uma autoclave para a CME, que é um aparelho moderno próprio para esterilizações e secagem de materiais cirúrgicos, instrumentais, vidrarias e outros equipamentos.

Além disso, foram compradas duas balanças, duas centrifugas, duas secadoras e duas máquinas de costura para a lavanderia, totalizando oito novos equipamentos que vão agilizar o trabalho dos profissionais e melhorar as condições de esterilização do hospital.

O Hospital Infantil tem investido em novas tecnologias e em profissionais mais especializados para cuidarem da higiene da roupa e de materiais cirúrgicos. O serviço de lavanderia é indispensável na organização hospitalar moderna, já que toda a roupa utilizada na instituição é confeccionada no setor, além de cuidarem da coleta e do processamento da roupa suja (lavagem e desinfecção), e da distribuição.

Atualmente são lavados cerca de 700 quilos de roupa por dia. Com os novos equipamentos, a lavanderia terá capacidade para lavar 1.000 quilos.

A reforma da área física da lavanderia e a aquisição do maquinário vão contribuir para melhorar as condições de trabalho dos profissionais, com a diminuição do esforço físico e do tempo do servidor, além de ampliar a qualidade e a durabilidade da roupa hospitalar.


Central de Materiais Esterilizados (CME)

A Central passou por uma reforma estrutural e de maquinário, com a compra da autoclave. Com isso, haverá uma melhora no fluxo de lavagem, nas condições de trabalho e de esterilização do hospital.

O tempo total de esterilização no atual equipamento é de 16 ciclos por dia, demorando 80 minutos para cada esterilização. Neste novo equipamento, serão apenas 35 minutos para cada ciclo, podendo chegar a 40 ciclos de lavagem por dia.

Outro beneficio que a CME vai proporcionar é a melhor segurança na esterilização, evitando a comprar de material, o que consequentemente vai agilizar os procedimentos médicos.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Saúde
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Tels.: 27 3137-2307 / 3137-2378
Texto: Lorena Fraga - lorenafraga@saude.es.gov.br / Marcos Bonn – marcosbonn@saude.es.gov.br
www.saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard