24/01/2008 16h26 - Atualizado em 23/09/2015 13h19

Sesa incentiva municípios a terem Centros de Especialidades Odontológicas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está incentivando os municípios capixabas a construírem Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Os Centros são um dos meios de atuação do Brasil Sorridente, que é prioridade do Governo Federal. Segundo estudo feito pelo Ministério da Saúde, em 2003, trinta milhões de brasileiros nunca foram ao dentista.

Atualmente, o país conta com mais de 400 unidades de atendimento odontológico, sendo 11 no Espírito Santo. Esse número vai aumentar ainda este ano, já que Linhares vai inaugurar um CEO, que funcionará junto com uma unidade de saúde para mulheres e crianças.

Para impulsionar a construção de CEOs pelo Estado, a Coordenação de Saúde Bucal da Sesa tem se reunido constantemente com as prefeituras municipais. “Em novembro fizemos uma grande reunião, com a participação de mais de 50 municípios capixabas. Agora estamos nos reunindo com cada um para incentivá-los” disse Bernardete Guerra, coordenadora do programa.

Além disso, a coordenação de Saúde Bucal está enviando comunicados às secretarias municipais de Saúde, ressaltando a importância dos cuidados com a saúde bucal.

A Sesa também está trabalhando diretamente no assessoramento, avaliação e supervisão dos municípios na implantação e implementação de equipes de saúde bucal. “O Governo do Estado e as prefeituras precisam fazer com que esses empreendimentos prestem serviços com cada vez mais qualidade à população”, alerta a coordenadora.

Os Centros

Nos CEOs são encontrados serviços de endodontia, periodontia, cirurgia, atendimento a pacientes com necessidades especiais e diagnóstico de lesões da mucosa. “Os centros de especialidades odontológicas vieram para complementar a atenção básica à saúde do cidadão”, explicou Bernardete, coordenador estadual de Saúde Bucal.

Os Centros também oferecem diagnóstico oral, com ênfase na identificação do câncer de boca. A doença pode ser tratada com sucesso, mas em 65% dos casos é identificada já em fases mais avançadas. A cada ano, cerca de três mil pessoas morrem no Brasil por câncer de boca.

As consultas não são marcadas diretamente nos centros. As equipes das unidades de saúde analisam a gravidade do problema e agendam a consulta e o procedimento, em nome do paciente, no Centro de Especialidades Odontológicas. Os CEOs dão continuidade ao trabalho feito pelos profissionais do programa Saúde da Família (PSF).

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha