17/04/2007 12h19 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Sesa inicia oficinas no interior sobre Atenção Primária à Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) inicia, a partir desta terça-feira (17), uma série de oficinas nos municípios de Itaguaçu e Aracruz para a validação do Manual da Atenção Primária à Saúde (APS) e do Prontuário de Saúde da Família. Participarão dos encontros técnicos da Sesa e das secretarias municipais que trabalham na APS.

O Manual e o Prontuário foram elaborados por técnicos da Sesa, envolvendo a Coordenação da Atenção Primária, o Núcleo de Normalização e a Gerência de Vigilância em Saúde, depois de dois anos de pesquisas.

A primeira oficina será realizada em Itaguaçu, nos dias 17 e 18 de abril, e em Aracruz, nos dias 19 e 20. Na ocasião será discutido o “Alinhamento Conceitual da Atenção Primária à Saúde (APS) e a Gestão da Clínica”, ou seja, o papel da APS no sistema de saúde e a utilização do conceito de Saúde da Família, considerações primordiais para gestores e profissionais na prática do trabalho em saúde, nesta fase de organização que o sistema se encontra.

Serão cinco oficinas de trabalho, nos dois municípios, com as equipes de saúde da família selecionadas pelas referências locais, com carga horária de oito horas cada. A sexta oficina será em Vitória, no mês de setembro, com a coordenação de técnicos da Sesa e as referências municipais para encerramento e avaliação de todo processo.

A partir desse processo de validação, o Manual e o Prontuário poderão ser utilizados pelos municípios capixabas que tiverem interesse de implantá-lo no seu serviço.

Vantagem

No Manual foram inseridas todas as informações de como o município deve organizar a Atenção Primária à Saúde. Ele foi elaborado com o objetivo de contribuir para a organização da APS nos municípios e auxiliar, enquanto instrumento, com o trabalho dos profissionais que atuam na área. Nesse sentido, o manual também será útil para a implantação da estratégia Saúde da Família.

O Prontuário é um documento único, constituído de um conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe profissional e a continuidade da assistência prestada ao individuo. Ele servirá para orientar a prática do trabalho do profissional.

A Sesa, diante do processo de organização da Atenção Primária, criou o Prontuário para instrumentalizar os profissionais de saúde e para oferecer aos gestores, formuladores de políticas e pesquisadores da área, dados mais confiáveis e mais uniformes sobre a prática realizada nas unidades de saúde. Os profissionais, durante a consulta, terão informações do problema de saúde do paciente com ampla visão, identificando as condições e situações do entorno e dos familiares.

Hoje, cada município tem um modelo de Prontuário, o que dificulta a implantação do conceito de Saúde da Família. A Secretaria vai propor o prontuário modelo com o intuito de organizar o trabalho do profissional. Isso vem consolidar a proposta da Sesa em destacar a Saúde da Família como a estratégia para organizar o primeiro nível de atenção à saúde.

O Prontuário da Família é composto por: cadastro familiar; histórico familiar; lista de problemas familiares e exames, além de análise do ciclo de vida (criança, adolescente, adulto, gestante, idoso).

Saiba mais

O Ministério da Saúde (MS) tem utilizado o termo Atenção Básica para designar Atenção Primária à Saúde (APS), criando-se no Brasil uma terminologia própria. Significa um conjunto de intervenções de saúde no âmbito individual e coletivo que envolve promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. É o primeiro contato de indivíduos, famílias e comunidades com o sistema nacional de saúde, trazendo os serviços de saúde o mais próximo possível aos lugares de vida e trabalho das pessoas e constitui o primeiro elemento de um processo contínuo de atenção.

Assessoria de Comunicação Secretaria de Estado da Saúde
Daniele Bolonha