05/07/2010 14h31 - Atualizado em 23/09/2015 13h27

Sesa investe na informatização completa dos serviços de saúde no município de Serra

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou, nesta segunda-feira (05), a informatização dos serviços da rede municipal de saúde da cidade de Serra. O projeto, que tem investimentos de R$ 16,3 milhões da Sesa, vai possibilitar a gestão mais eficiente das unidades de saúde, prontos-atendimentos, policlínicas e da Maternidade de Carapina. A implantação já teve início e deve estar finalizada dentro de dois anos.

O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Anselmo Tozi, no auditório do Laboratório Central da Sesa e teve a presença do secretário Silvani Alves Pereira e de técnicos da Secretaria de Saúde da Serra, gerentes da Sesa. “Trata-se de um software que vai interligar todos os serviços de saúde do município, o que vai facilitar o trabalho dos profissionais e agilizar os atendimentos”, explica Tozi.

O secretário informa que entre os benefícios, está a implantação do prontuário eletrônico. “É um programa de computador que funciona como um prontuário médico tradicional – reunindo informações sobre a saúde do paciente –, que poderá ser acessado em tempo real por profissionais de instituições de saúde que estejam interligadas pelo projeto”.

Silvani Alves Pereira completa que a partir da integração das redes de atenção à saúde do município, em qualquer serviço, o profissional terá acesso ao prontuário do paciente. “Com o prontuário eletrônico, será possível mais agilidade, mais praticidade e obter informações mais rápidas sobre o histórico do paciente, como quais consultas e exames já realizou, o diagnóstico, e se já passou por cirurgias”, enumera o secretário de Serra.

Além disso, o protocolo eletrônico fará interface com a Central de Regulação de Leitos do Estado, facilitando os encaminhamentos para outras instituições de saúde e para consultas com especialistas que não atuam na unidade municipal de referência do usuário. O acesso em tempo real vai conferir mais rapidez e a garantia da continuidade do tratamento, independentemente do local de atendimento.

Segundo Anselmo Tozi, ao todo, estarão interligadas 34 unidades de saúde, seis unidades regionais, três PAs, dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), uma maternidade, um Centro de Referência e um laboratório. No primeiro ano de implantação do projeto, estão sendo adquiridos 200 estações de trabalho, onde já estarão disponíveis os registros de atendimento.

O projeto elaborado pela Sesa prevê a liberação da licença de uso de programas de computador, aquisição de computadores, impressoras, notebooks, servidores para instalação do software, instalação de redes lógica e elétrica nas unidades, além de serviços de implantação, manutenção e suporte em informática. No total, 400 estações serão interligadas em rede. Este sistema também está sendo implantando nos hospitais da rede estadual e nos filantrópicos.

Benefícios:
- Qualidade no atendimento;
- Controle de gastos;
- Agilidade nos tratamentos;
- Unificação das internações;
- Diminuição do retorno dos pacientes às unidades de saúde;
- Fonte fidedigna de dados;
- Comunicação entre todos os pontos de atenção com informações da situação do usuário em tempo real;
- Informatização como instrumento de apoio logístico às Redes de Atenção.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Fernanda Porcaro/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard