19/03/2009 12h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h23

Sesa investirá R$ 2,8 milhões para renovar equipamentos do Hospital Evangélico de Vila Velha

Nesta quinta-feira (19), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV) celebraram convênio para o repasse de R$ 2,8 milhões. O dinheiro será usado exclusivamente na renovação do parque de equipamentos médico-hospitalares e na aquisição de aparelhos de suporte energético e tecnológico para a unidade.

Além do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, estiveram presentes ao evento o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), Elcio Álvares; o prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga; o deputado estadual e presidente da Comissão de Saúde da Ales, Hércules Silveira; a promotora de justiça do Ministério Público do Estado (MP-ES), Maria Auxiliadora Machado; o secretário de saúde do município, Eduardo Pereira; o presidente do HEVV, Ruy Carlos Grifo e a diretora, Sirlene Carvalho e ainda o presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos (Fehofes), Luiz Nivaldo.

Antes de dar início ao seu discurso, o secretário, Anselmo Tozi, assinou o termo de convênio com o presidente da unidade. O ato de assinatura, que foi acompanhado pelos mais de 120 convidados, permitirá a compra de 529 itens, divididos em 22 tipos diferentes de equipamentos. Eles serão destinados à Unidade de Internação do Sistema Único de Saúde (SUS), ao Centro Cirúrgico, ao Ambulatório, aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e ao Setor de Nefrologia do HEVV.

O presidente, Ruy Carlos Grifo, falou que a visita do Governo do Estado, por meio da Sesa, no hospital, é sempre bem-vinda. “A presença de Anselmo Tozi é um fato extraordinário para o Evangélico. Queremos deixar claro o nosso agradecimento pelos investimentos, não só aqui, mas em outros hospitais. Hoje, o Hospital Evangélico é um outro hospital”, disse, ao destacar as melhorias proporcionadas pela Secretaria à instituição.

O secretário Anselmo Tozi agradeceu e completou: “a minha fala aqui hoje está relacionada a um dos projetos estruturantes da Secretaria de Estado da Saúde, que é o Fortalecimento dos Hospitais Filantrópicos, criado para dar respostas aos problemas crônicos e complexos na rede hospitalar”. Ele exemplificou dizendo que antigamente a capacidade de acolhimento dos filantrópicos era restrita porque recebiam poucos investimentos, quadro totalmente modificado hoje em dia.

Tozi lembrou ainda que os recursos repassados pela Sesa possibilitaram diversas melhorias, entre elas, citou a ampliação de realização de exames, como os de endoscopia digestiva alta e baixa; a estruturação do Centro de Materiais Esterilizados (CME) e a implantação do segundo Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Estado, para o qual são destinados R$ 6 milhões apenas para manter em funcionamento.

Os bons retornos apresentados pela instituição, de acordo com Tozi, graças ao trabalho realizado pela equipe do HEVV que está em consonância com a política de saúde pública adotada pelo Estado. Para que continue assim, Tozi salientou a importância de todos os servidores, em especial os do quadro clínico, atuarem em uma mesma direção.

“Hoje estamos aqui para solenizar mais uma dessas etapas”, explicou, ao se referir aos R$ 2,8 milhões usados na substituição dos equipamentos do HEVV. As aquisições se justificam pelo número de atendimentos realizados pelo hospital. Em 2008, a instituição atendeu, pelo SUS, uma média de 22.100 usuários em sua enfermaria, 5.600 pacientes em UTI, realizou 6.906 cirurgias e 19.810 sessões de hemodiálise.

Com os novos equipamentos, a assistência prestada pela unidade trará mais conforto e segurança aos pacientes e profissionais. Na lista de itens médico-hospitalares, destaque para o bisturi eletrônico, com custo de R$ 218 mil, e para o balão intraórtico (usado em cirurgias cardíacas a fim de medir a pressão dos vasos e câmaras internas do coração), de R$ 275 mil.

O investimento prevê ainda a compra de 60 bombas de infusão de equipo universal (usadas no controle rigoroso da infusão de medicamentos no paciente), no valor de R$ 600 mil.

O Setor de Hemodiálise, por exemplo, será reequipado: ganhará 10 máquinas de hemodiálise (R$ 500 mil); 25 cadeiras (R$ 150 mil); três aparelhos de osmose reversa – para tratamento da água usada no procedimento (R$ 45 mil); e quatro reprocessadores de dialisadores para limpeza mecânica dos capilares das máquinas (R$ 75,8 mil).

O funcionamento dos novos aparelhos será mantido ainda por equipamentos de suporte, como um grupo gerador de energia elétrica, de R$ 275 mil. Além disso, os servidores poderão contar com mais 54 microcomputadores que somam um investimento total de R$ 115,9 mil e quatro impressoras multifuncionais, com custo de R$ 6 mil.

Investimentos

O Evangélico de Vila Velha tem recebido constantemente investimentos do Estado. Convênios firmados desde 2005 permitirão o repasse de R$ 50,8 milhões para a instituição. Deste total, já foram transferidos R$ 25 milhões. Só neste ano, a Sesa já inaugurou o Serviço de Oncologia da unidade, que receberá R$ 6 milhões.

Além disso, a contratualização possibilita que o Estado repasse ao HEVV R$ 23,9 milhões por ano, direcionados ao custeio de serviços ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade. Grande parte dessa verba é repassada antes do quinto dia útil do mês. Em 2002, o montante recebido era de R$ 4 milhões, o equivalente a um quinto do valor atual. (Ver lista de equipamentos em anexo abaixo).

Confira mais fotos:
Crédito: Romero Mendonça/ Secom