13/05/2013 07h49 - Atualizado em 23/09/2015 13h37

Sesa lança política estadual de práticas de homeopatia, acupuntura e fitoterapia

Terapias tradicionais como a homeopatia, fitoterapia e acupuntura vêm ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento no tratamento de doenças na rede do Sistema Único de Saúde (SUS) ampliando o leque de opções para pessoas que preferem terapias mais naturais, com menos efeitos adversos e que são resolutivos. Pensando nisto, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza nesta quarta-feira (15) o lançamento da Política Estadual de Práticas Integrativas durante seminário no Hotel Golden Tulip, em Vitória.

Serão disponibilizadas 300 vagas que poderão ser preenchidas na abertura do evento. O seminário será das 8h30 às 18 horas e é voltado para gestores do SUS, profissionais de saúde como médicos, enfermeiros, educadores físicos, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos e odontólogos. Também podem participar educadores de outras áreas, profissionais ligados à área de agronomia, entre outros.

O Seminário foi organizado para apresentar as diretrizes da Sesa para implementação dessa política, as experiências exitosas no Estado e em outras regiões e demonstração da importância das práticas corporais e de automassagem, em especial aquelas que integram corpo e mente: yoga, tai chi chuan, do-in, shantala, entre outras.



O evento contará com a presença de representante da Coordenação das Práticas Integrativas, do Ministério da Saúde, Daniel Amato, que falará sobre a política nacional e apresentar o projeto das academias de saúde.

Segundo a coordenadora estadual de Práticas Integrativas, Ana Rita Novaes, também foram convidados especialistas, como a professora da Universidade de São Paulo, Yara Maria de Carvalho, que vai abordar as práticas corporais no SUS; e o professor Charles Tesser, de Santa Catarina, que falará sobre essa outra forma de perceber o cuidado no processo de promover saúde.

O farmacêutico Nilton Luz Netto vem do Distrito Federal e apresentará sua experiência na Farmácia Viva, um programa do governo federal que incentiva o plantio e manipulação de plantas medicinais, já adotado em alguns estados em projetos intersetoriais (programas de agricultura familiar, do meio ambiente e que envolvem situações de pessoas em risco social).

Também participam como palestrantes a doutora Walcymar Estrela (MG) e Vanessa Santos (PB) que abordarão experiências em práticas integrativas nos seus respectivos estados. As experiências no Espírito Santo serão apresentadas pelo médico Luiz Fernando Guedes, da Prefeitura de Vitória e pelo farmacêutico Ary Gomes de Souza, da Sesa.

Fique por dentro

Homeopatia – Criada pelo médico alemão Samuel Hahnnemam há mais de 200 anos, a Homeopatia é uma medicina sistêmica, ou seja, age no eixo: psicológico, neurológico, endocrinológico e imunológico do seu organismo. Sendo uma medicina feita sob medida para você, leva em conta as suas queixas físicas e psíquicas bem detalhadas, sensações locais e gerais, o modo como você reage aos acontecimentos da sua vida, hábitos, hobbies etc. Respeitando a sua individualidade, trata você na doença e não somente a doença em você.

Acupuntura – Acupuntura é uma modalidade terapêutica surgida na China há cerca de 4 mil anos. O termo é de origem latina e significa punção por agulhas. A acupuntura é um recurso muito utilizado no tratamento da dor muscular e articular, mas pode ser utilizada em doenças dos sistemas nervoso, respiratório e digestivo, além de auxiliar no tratamento de obesidade, depressão e estresse. Dependendo da doença, a acupuntura poderá ser o tratamento único ou complementar.

Fitoterapia – Emprego de substâncias vegetais com função de prevenir ou tratar doenças. Como vantagens, os remédios fitoterápicos apresentam menos efeitos colaterais, são mais baratos e também são resolutivos. Existem milhares de plantas medicinais que podem ser usadas na fitoterapia.

1º Seminário da Política Estadual de Práticas Integrativas
Dia: quarta-feira (15)
Horário: das 8h30 às 18 horas
Local: Auditório do Hotel Golden Tulip, Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 635, Enseada do Suá, Vitória
Inscrições: no local do evento
Mais informações: 3636-2698 / 3636-2699

Programação
8h30 – Café da manhã, recepção dos convidados
09h – Mesa de abertura
10h – Simpósio: ‘‘Experiências Exitosas com Práticas Integrativas no Brasil’’
‘‘Experiência com Práticas Integrativas com Ênfase na Homeopatia/Acupuntura’’ - Walcymar Leonel Estrela (MG)
‘‘Experiência em Fitoterapia e Plantas Medicinais: a Farmácia Viva’’ - Nilton Luz Netto (DF)
‘‘Experiência com Práticas Integrativas na APS em João Pessoa’’ - Vanessa Vieira Santos (PB)
‘‘Experiência na SEMUS em Vitória’’ - Luiz Fernando Guedes (ES)
‘‘Experiência do Centro de Referência de Práticas Integrativas e Complementares’’ - Ary Gomes da Silva (ES)
12h – Intervalo para o almoço
13h30 – Mesa Redonda: ‘‘A Inserção das Práticas Integrativas no SUS’’
‘‘Contribuições do Paradigma Vitalista na Saúde Coletiva’’, UFF – Charles Tesser (SC)
‘‘A PNIC e sua Contribuição para os Estados’’ - Daniel Amato, Coordenação das PICS do MS (MS/DF)
‘‘A inserção das Práticas Integrativas na APS: Importância e Desafios’’ - Luiza Maria Alvarenga (SESA/ES)
‘‘As Práticas Integrativas e Complementares no ES’’ - Ana Rita Novaes (SESA/ES)
15h30 – Intervalo
16h – Mesa Redonda: ‘‘As práticas Corporais no SUS’’
‘‘Possibilidades das PICs na Promoção à Saúde’’ - Prof. Yara Maria Carvalho (USP)
‘‘As Academia da Saúde e a Inserção das PICs’’ - Daniel Amato, Coordenação das PICS do MS (MS/DF)

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard