19/09/2008 05h17 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Sesa lança programa de Atenção ao Idoso para os municípios

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Programa Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, lança na sexta-feira (19) o Programa Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Promaspi). O evento será realizado no auditório do Diário de Imprensa Oficial, em Vitória, a partir das 13 horas.

A programação, prevista para durar até as 18 horas, vai atrair autoridades nacionais, estaduais, municipais e entidades capixabas relacionadas à saúde da pessoa idosa. Durante a solenidade de lançamento do Promaspi, será realizada a assinatura do Pacto dos Municípios com o Estado para implantação do Programa e também o lançamento dos manuais do Promaspi e de Saúde da Pessoa Idosa.

O evento vai contar, ainda, com palestras para técnicos municipais proferidas pela coordenadora estadual de Atenção Primária à Saúde, Célia Márcia Birchler; pelo coordenador Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, José Luiz Telles; e pelo ortopedista e especialista em osteoporose, Sérgio Ragi Eis. Eles vão abordar temas de destaque no Pacto pela Vida 2008.

“Nosso desejo é implantar Políticas de Saúde da Pessoa Idosa nos municípios capixabas, contribuindo com o envelhecimento saudável e ativo da população idosa, a partir da capacitação dos técnicos das Secretarias Municipais de Saúde, auxílio na organização da sua forma de trabalho e fornecimento de instrumento de educação da população idosa”, falou a médica geriatra da equipe técnica estadual, Daniela Gonçalves Barbieri.

Desafios

Conforme dados da equipe capixaba do Programa Estadual de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, há no Espírito Santo 297.115 idosos – o equivalente a 8,72% da população, conforme dados do IBGE/2007.

O Estado é a sétima Unidade da Federação em índice de envelhecimento (número de pessoas idosas para cada 100 jovens), com 33,8%. Já a expectativa de vida ao nascer encontra-se em 73,14 anos (69,56 para homens e 76,9 para mulheres), a oitava maior do Brasil; e a expectativa de vida aos 70 anos de idade é de mais 21,65 anos (20,09 para homens e 23,14 para mulheres), a quinta maior do Brasil.

A partir do segundo semestre de 2007, foi realizada pesquisa nos municípios, a qual mostrou que apenas 20% deles possuem Programa Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa implantado, e aproximadamente 30% possuem ações descentralizadas na área.

Mediante essa realidade, surgiu a necessidade de fornecimento de ferramentas de trabalho para os municípios em relação ao idoso, com o objetivo de solucionar a rede de atendimento da pessoa idosa no Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, construir estratégias de promoção da sua saúde e capacitar os profissionais, especialmente da Atenção Primária, no envelhecimento e suas necessidades.

O Estatuto do Idoso foi sancionado em 2003 e determina a obrigação de todos os setores da sociedade, inclusive o Poder Público, em assegurar a prioridade do idoso na efetivação dos seus diversos direitos.

Em 2006, surgiram as Diretrizes do Pacto pela Saúde (Portaria nr. 399), em que a pessoa idosa é colocada como uma das seis prioridades pactuadas nas três esferas do governo. Em outubro do mesmo ano, foi aprovada a nova Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (Portaria nr. 2.528), com a finalidade primordial de “recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim”.

Em 10 de janeiro de 2007 (Portaria nr. 91) e em 21 de fevereiro de 2008 (Portaria nr. 325), foram definidos indicadores e metas do Pacto Pela Vida para a Saúde da Pessoa Idosa.

A Atenção Primária é o alvo principal das Políticas de Saúde da Pessoa Idosa, já que a esse nível de atenção cabe importantíssimo papel de promoção de saúde, além de resolver grande parte dos problemas e definir o gerenciamento das necessidades de saúde desse grupo.

O projeto

O projeto do Promaspi envolve a elaboração de estratégias a serem seguidas pelos municípios para implantação de Programa Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, aquisição de material didático normativo acerca dessas estratégias (Manual do Promaspi) e educativo para a população idosa (Manual de Saúde da Pessoa Idosa, folderes e cartazes sobre prevenção de quedas e fraturas), assinatura de Pacto entre Municípios e Estado, e evento educativo para os técnicos dos Municípios (evento de lançamento do Programa).

Os instrumentos propostos no Promaspi são de fundamental importância para o alcance das metas do Pacto pela Vida 2008 relativas à Saúde da Pessoa Idosa. O Pacto estabelece prioridades, objetivos e metas para este ano, os indicadores de monitoramento e avaliação, e as orientações, prazos e diretrizes para a sua pactuação.

Define, ainda, dois indicadores e suas metas para a Saúde da Pessoa Idosa, que são reduzir em 2% as internações por fraturas de fêmur em idosos e inspecionar 100% das Instituições de Longa Permanência para Idosos.


Serviço:

- Lançamento do Programa Municipal de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Promaspi)
- Data: 19 de setembro
- Local: Auditório do Diário de Imprensa Oficial, Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.375, Bento Ferreira, Vitória

* Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (27) 3382-6817, a partir das 14 horas


Programação:

- 13h30 – Solenidade de abertura
- 14 horas – A importância do Promaspi, com Célia Márcia Birchler, coordenadora Estadual de Atenção Primária à Saúde
- 14h30 – O município no contexto nacional atual de estratégias em saúde da pessoa idosa, com José Luiz Telles, coordenador Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa
- 15h15 – Intervalo
- 15h45 – Fraturas no fêmur: o que fazer para evitar, com Sérgio Ragi Eis, ortopedista, especialista em osteoporose
- 16h30 – Apresentação e distribuição de material para promoção da saúde da pessoa idosa (manuais, folderes e cartazes)
- 17 horas – Encerramento

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
Texto: Syria Luppi / syriabaptista@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard