24/06/2009 15h20 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Sesa oferece treinamento em Teste Rápido e Aconselhamento para diagnóstico de HIV

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Coordenação Estadual de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), promove um treinamento em Teste Rápido e Aconselhamento para diagnosticar infecção pelo vírus HIV. Participam da capacitação aproximadamente 20 profissionais da área de saúde de todo Estado.

O curso tem início nesta quinta (25) às 08 horas, e será concluído na sexta-feira (26), no auditório da Vigilância Sanitária Municipal de Vitória, na Avenida Vitória. Já durante a tarde de sexta-feira, o curso prático acontece no Laboratório Central (Lacen) da Sesa, das 13 às 17 horas.

O objetivo do treinamento é a capacitação de médicos, enfermeiros, e farmacêuticos para utilização do teste rápido como diagnóstico da infecção pelo HIV. Esses profissionais atuam em hospitais da rede estadual, pronto-atendimentos (PAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em vários municípios do Espírito Santo. Os laudos só podem ser emitidos por profissionais de nível superior.

Todos trabalham direta ou indiretamente com a população na rede pública de saúde e a aplicação do teste permite acesso rápido ao diagnóstico precoce da infecção pelo HIV, principalmente em gestantes, com a prevenção da transmissão vertical (contaminação dos bebês no parto ou amamentação), e em outras situações de emergências.

O Exame


A implantação do Teste Rápido para diagnóstico da infecção pelo HIV no Brasil compõe o conjunto de estratégias do Programa Nacional de DST e Aids, que visa à qualificação e à ampliação do acesso da população brasileira a este tipo de diagnóstico desde o ano 2000. O Ministério da Saúde (MS) tem como meta testar para o HIV 70% dos brasileiros até 2010, para conhecer a prevalência real da doença no País.

O exame é realizado por meio de pulsão digital (pequeno furo no dedo) para obter o material (sangue). Este sangue é submetido a analise em fitas para teste. O Kit de Testagem Rápida para HIV possui pelo menos duas fitas de laboratórios diferentes preconizados pelo MS, para garantia do resultado. Estas fitas geralmente são feitas de gel, e são sensibilizadas com os antígenos para o HIV, que em contato com o vírus, têm uma reação, que define o resultado em até 10 minutos.

O Teste Rápido não é um diagnóstico confirmatório, sendo o resultado provisório. Para o caso positivo, é necessária confirmação por laudo laboratorial. Este teste está disponível para qualquer pessoa, nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA’s) nos municípios.

Em casos de gestantes, as maternidades também podem fazer o Teste Rápido antes do parto, mas o resultado não é imediatamente comunicado à mãe. O diagnóstico rápido na parturiente é de extrema importância para os procedimentos que devem ser tomados com a mãe e o bebê.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Karlla Hoffmann
karllapadua@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard