10/04/2013 06h29 - Atualizado em 23/09/2015 13h36

Sesa orienta cinco hospitais de menor porte a abrirem salas de estabilização

Implantar salas de estabilização em hospitais de pequeno porte é um dos desafios da Rede de Atenção às Urgências no Espírito Santo. Para facilitar esse processo em cinco municípios capixabas, sendo quatro deles fora da Grande Vitória, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, nesta quinta-feira (11), uma oficina de trabalho no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), a partir das 9 horas.

Segundo o coordenador estadual de Urgência e Emergência da Sesa, Carlos Guerra, os hospitais São Vicente de Paulo, em Afonso Claudio; Nossa Senhora da Penha, em Conceição do Castelo; Unidade Dr. Cesar Agostini, em Fundão; Unidade Mista São João Batista, em Laranja da Terra, e Hospital Beneficente Concórdia, em Santa Maria de Jetibá, estão em fase de cadastramento para abrir salas de estabilização.

Hoje, essas instituições hospitalares não contam com suporte de leitos e equipamentos que possam atender pacientes graves, estabilizá-los e mantê-los até a devida transferência, via Central de Regulação, para hospitais de maior recurso. Pelo Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências da Região Metropolitana, em vigor desde 31 dezembro último, a expectativa é que cada um desses hospitais abra uma sala de estabilização para fortalecer a rede.

Para esclarecer eventuais dúvidas desses cinco municípios, indicados de acordo com critérios do Ministério da Saúde (MS) para receber recursos destinados a aberturas de salas de estabilização, a Sesa está promovendo essa oficina de trabalho, que será ministrada pelo consultor Haroldo Poleti, da coordenação Geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde.

A intenção é agilizar o processo de cadastramento e avaliação junto ao Ministério para liberação dos recursos necessários. Para implantação de cada sala, o MS deve liberar R$ 100 mil e mais R$ 25 mil para custeio mensal, após a instalação do serviço.

A Sesa ressalta a necessidade de estruturar estes serviços que são de extrema importância para a população desses municípios e cidades vizinhas e assim organizar uma rede de urgência e emergência resolutiva e eficaz, na resposta às demandas sejam elas do trauma, cardiológicas, neurológicas, entre outras.

Serviço – Oficina sobre salas de estabilização
Dia: Nesta quinta-feira (11)
Horário: a partir das 9 horas
Local: Auditório do Conselho Regional de Medicina, em Vitória

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard