16/12/2009 09h02 - Atualizado em 23/09/2015 13h26

Sesa orienta sobre as vacinas recomendadas para quem vai viajar

Quem for viajar nos feriados de Natal e Ano Novo e também nas férias de verão não deve se esquecer de tomar as precauções necessárias para garantir a tranquilidade do passeio. Entre as medidas sugeridas está a vacinação contra a febre amarela, recomendada aos que planejam se deslocar para países com indicação da vacina ou para áreas de risco em algumas regiões do Brasil.

As regiões Norte e Centro-Oeste, além de partes do Nordeste, Sudeste e Sul são as áreas consideradas endêmicas, de acordo com o Ministério da Saúde. “A vacina deve ser tomada 10 dias antes da data da viagem”, orienta a coordenadora de imunizações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Marta Casagrande. Segundo ela, a vacina pode ser encontra nas unidades de saúde municipais.

Já quem vai para o exterior, depois de receber a vacina na unidade de saúde, deve trocar o comprovante de imunização pelo Cartão Internacional de Vacinação contra Febre Amarela em um dos postos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Espírito Santo.

Um deles fica na sede da instituição, na Rua José Alexandre Buaiz, 190, sala 1.703, Edifício Master Tower, Enseada do Suá, em Vitória, e o outro está localizado no Aeroporto de Vitória.

Marta Casagrande informa que a vacina contra a febre amarela não é recomendada para gestantes, idosos (acima de 60 anos de idade) e crianças com menos de seis meses. Para pessoas que têm problemas de imunidade baixa, a vacina é contraindicada.

“A vacina deve ser renovada a cada 10 anos. Desde 1942 – há mais de 65 anos – não há registro de casos da doença em sua forma urbana em solo brasileiro”, afirma a coordenadora.

Outras vacinas

De acordo com Marta Casagrande, a pessoa que for imunizada deve levar o cartão de vacinação para verificar se o mesmo está em dia. “É importante levá-lo para não tomar vacinas sem necessidade”, observa.

Ela explica ainda que, além da vacina contra febre amarela, há outras que podem ser aplicadas como a contra tétano, difteria, sarampo, caxumba e rubéola (para adultos) e Hepatite B (para adolescentes). “Todas podem ser aplicadas no mesmo dia e no mesmo posto de saúde. Além disso, as vacinas contra rubéola e sarampo também são recomendadas para pessoas que vão fazer viagens ao exterior”, ressalta.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Marcos Bonn e Fernanda Porcaro
marcobonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9969-8271/ 9943-2776/ 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard