28/08/2007 06h37 - Atualizado em 23/09/2015 10h01

Sesa participa da Campanha de Conscientização sobre a Hemofilia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) participa nesta terça-feira (28) da Campanha de Conscientização sobre a Hemofilia, que acontece em todo o País. A meta é sensibilizar a população e as autoridades sobre conceitos básicos da doença, visando à consolidação dos benefícios disponíveis às pessoas que possuem deficiência na coagulação.

O Ministério da Saúde (MS) fornece para os Centros Hematológicos kits de coagulação sanguínea, utilizados no tratamento dos hemofílicos. “Muitas pessoas que possuem deficiência na coagulação dormem sem problemas e acordam sentindo dores em determinados locais do corpo, na maioria das vezes nas juntas, sem causa aparente, caracterizando as hemorragias espontâneas, sendo necessário o uso do medicamento”, explicou a enfermeira do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), Maria de Fátima.

A coordenadora do Programa Estadual de Hemofilia do Hemoes, Alessandra Prezotti, afirmou que o objetivo principal da campanha é que as pessoas conheçam a doença e que a tratem com mais normalidade. Ela disse ainda que a Sesa pretende aumentar sua equipe multidisciplinar, que conta atualmente com uma enfermeira, uma assistente social e três médicos hematologistas.

Procedimento

As amostras são coletadas no Hemoes, preparadas e armazenadas em um freezer, em um intervalo com menos de uma hora da coleta, evitando interferência na análise do resultado. Depois desse processo, as amostras são analisadas e conferidas pelo bioquímico e pelo hematologista responsável.
Rafael Carlos Minossi, 16 anos, descobriu que tinha problemas na coagulação aos 7 anos de idade. “Eu cai na escola e machuquei o joelho. A ferida não cicatrizava, o médico pediu uma bateria de exames. Foi solicitado também o exame de tempo de coagulação. Descobri, assim, que tinha a doença”, disse ele.

A mãe de Rafael, Eliane Minossi, afirmou que o filho leva uma vida normal. “Meu filho é como qualquer outra criança porém, só deve evitar algumas brincadeiras que possam colocar sua saúde em risco”, completou.

A hemofilia

A hemofilia é uma alteração genética e hereditária no sangue, caracterizada por um defeito na coagulação sangüínea. O sangue é composto por várias substâncias e cada uma delas tem sua função. Um desses compostos são as proteínas, chamadas Fatores de Coagulação, que ajudam a estancar as hemorragias.

Os fatores são numerados em algarismos romanos (I a XIII). Há dois tipos da doença. A mais comum é a do tipo A (80% dos casos) e ocorre pela deficiência do fator VIII. Já a do tipo B, ocorre pela deficiência do fator IX.

Segundo dados do Ministério da Saúde, existem 8.196 hemofílicos no Brasil, sendo a maioria do tipo A (6.897). Hoje, no Espírito Santo, existem 378 pessoas com a doença. Na Região Metropolitana de Vitória, são aproximadamente 250 hemofílicos.

Centros de Homoterapia

- Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes). Avenida Marechal Campos, 1468 - Maruipe – Vitória – ES, CEP 29.040-090. Telefone: (27) 3137-2438/2444.

- Unidade de Coleta à Distância da Serra. Rua Eudes Scherrer, s/n – Parque Residencial Laranjeiras, Serra – ES – CEP 29.900-010. Telefone: (27) 3338-7694/7699.

- Núcleo de Hemoterapia de Linhares. Avenida João Felipe Calmon, 1.305 – Centro – Linhares –ES – CEP 29.900-010. Telefone: (27) 3171-4361.

- Hemocentro Regional de Colatina. Rua Cassiano Castelo, s/n – Centro – Colatina – ES, CEP 29.700-060. Telefone: (27) 3177-7932.

- Hemocentro Regional de São Mateus. Rodovia Otavarino Duarte Santos, s/n Parque Washington – São Mateus – ES. Telefone: (27) 3767-4235.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha