22/05/2007 12h29 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Sesa participa de seminário sobre assistência farmacêutica no SUS

Nesta terça-feira (22), o secretário de Estadual de Saúde Anselmo Tose participa, em Brasília, do seminário “Os Desafios da Gestão da Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde – SUS”.

O evento, que começou às 9 horas, é promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e tem como objetivo contribuir com a discussão sobre o acesso aos medicamentos no SUS. Um dos assuntos a ser tratado é o da dispensação excepcional e de alto custo, ressaltando a importância de regulamentar o acesso aos medicamentos.

Entre os participantes estão secretários estaduais e municipais de Saúde de todo o País, representantes do Ministério da Saúde, juízes, desembargadores, promotores de justiça, procuradores estaduais, parlamentares e representantes da sociedade civil organizada.

Um dos palestrantes no encontro é ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim, que fez a abertura do seminário com a palestra “Saúde: direito de todos e dever do Estado”. Outra palestra programada é “Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas”.

À tarde estão programadas mesas redondas onde serão debatidos temas como “A Gestão da Assistência Farmacêutica no SUS” e “Universalidade e equidade no acesso à Assistência Farmacêutica no SUS”.

Profissionais do Ministério da Saúde, do Conass, do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Cosems); da Associação dos Juizes do Rio Grande do Sul; do Conselho Nacional de Saúde; da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal; da Frente Parlamentar da Saúde e do Senado Federal estão entre os debatedores.

Além do secretário Anselmo Tose, o gerente da área de assistência farmacêutica da Sesa, Silvio Machado, também participa do seminário.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br