20/11/2007 06h39 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Sesa participa do I Seminário Saúde nas Prisões nesta quarta-feira (21)

Será realizada nesta quarta-feira (21), no auditório do Palácio da Fonte Grande, a partir das 8 horas, o I Seminário Saúde nas Prisões. Com o tema “Garantindo o Direito, Vencendo Desafios”, as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa), Justiça (Sejus) e a Organização Não Governamental (ONG) Instituto Solidário divulgarão os trabalhos realizados pelas equipes do Programa de Atenção à Saúde Prisional.

Além do secretário da Saúde, Anselmo Tose, foram convidados os diretores dos hospitais da rede pública estadual e, entre outros, representantes das Secretarias Municipais de Saúde onde existem penitenciárias tais como Cariacica, Viana, Linhares, São Mateus e Colatina.

O Programa de Atenção à Saúde Prisional surgiu graças a uma parceria formada entre a Sesa, a Sejus e a ONG Instituto Solidário. De acordo com a referência técnica estadual de Saúde Prisional, Sheila Gonçalves, existia uma necessidade de se trabalhar a saúde dos presos, portanto, houve uma preocupação do Estado em promover a saúde dentro da instituição penitenciária devido às doenças e agravos infecto-contagiosos existentes nessa população.

Em outubro do ano passado as atividades desenvolvidas pelo projeto foram colocadas em prática. Os trabalhos realizados pela Sesa, Sejus e pelo Instituto Solidário envolvem programas de atenção básica à saúde como hanseníase, tuberculose, DST/Aids, hipertensão, diabetes, saúde mental, tabagismo, saúde bucal, dependência química.

Entre outros objetivos, as equipes de saúde que trabalham nos presídios buscam contribuir para o controle e redução dos agravos mais freqüentes à saúde dos detentos, capacitar as equipes de saúde das unidades prisionais e implantar o sistema de informação à saúde. A meta é promover a saúde, prevenir e tratar as doenças em 100% da população prisional do Estado.

Para isso, o Programa conta com três equipes composta por sete profissionais: um médico, um psicólogo, um cirurgião dentista, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um atendente de consultório odontológico e um assistente social.

Cada grupo é responsável pelo tratamento dos internos da Casa de Custódia de Viana (Cascuv), da Penitenciária de Segurança Média II (PSME II), também em Viana, e da Penitenciária Estadual Feminina (Tucum), em Cariacica.

Além dessas três equipes, há ainda mais dois médicos e enfermeiros que, quando necessário, tratam os presidiários no Pronto-Atendimento. De maio a agosto de 2007, 126 atendimentos foram deslocados para o PA. No mesmo período, 2.088 foram referentes às pessoas da comunidade. “O baixo número de detentos atendidos fora dos presídios é um indicativo positivo do trabalho realizado pelas equipes de saúde”, ressalta Sheila Gonçalves.

Os profissionais de saúde que trabalham no Programa de Atenção à Saúde Prisional são mantidos integralmente pela Secretaria de Saúde. Em um ano de funcionamento, os recursos disponibilizados pela Sesa somaram mais de R$ 1,4 milhão.

Em setembro, durante uma oficina realizada em Brasília, os membros do Programa chegaram à conclusão que, apesar das dificuldades encontradas atualmente, o Espírito Santo está desenvolvendo um bom trabalho na Saúde Prisional.

Recentemente, uma das ações realizadas foi a campanha de vacinação contra rubéola, tétano e difteria nos presídios. Além disso, em pouco tempo a Atenção à Saúde Prisional será ampliada, uma vez que a Santa Casa de Misericórdia disponibilizará dez leitos para o tratamento dos presidiários.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha