29/07/2008 15h06 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Sesa promove 2º Oficina para Organização da Rede de Atenção à Urgência e Emergência nos municípios

Na quinta (31) e sexta-feira (1º) será realizada, no Hotel Eco da Floresta, em Domingos Martins, a 2º Oficina para Organização da Rede de Atenção à Urgência e Emergência, que será implantada em todos os 23 municípios que compõem a macroregião Centro do Espírito Santo. A programação vai das 8 às 18 horas.

O evento tem o objetivo apresentar o desenho da urgência e emergência para efetiva discussão dos pontos de atenção, sistemas de apoio e logísticos. Está prevista a elaboração da programação dos pontos de apoio conforme parâmetros do Ministério da Saúde (MS) e o plano geral de organização da rede.

A Oficina é direcionada para secretários municipais de Saúde, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e dos municípios, prestadores de serviços em saúde, gestores de hospitais estaduais e filantrópicos.

A implantação da Rede de Atenção à Urgência e Emergência vem possibilitar a organização de uma rede de atendimento por Acolhimento com Classificação de Risco, ou seja, de acordo com a demanda em atendimento imediato ou grau de sofrimento do cidadão.

O Acolhimento com Classificação de Risco foi implantado recentemente no Hospital Dório Silva, em Serra. Neste programa são utilizadas quatro cores. Cada uma sinaliza uma situação.

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato. A amarela significa urgência, e demanda atendimento mais rápido. Já a verde é para casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento, e a azul é para pacientes sem urgência e que podem ser atendidos em Unidades de Saúde.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard