16/05/2013 12h36 - Atualizado em 23/09/2015 13h37

Sesa promove ações para incentivar doação de leite materno

A doação de leite materno pode mudar o futuro de muitas crianças que nascem prematuras e abaixo do peso. Para aumentar o estoque dos sete Bancos de Leite Humano do Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, a partir desta sexta-feira (17), a Semana Estadual de Doação de Leite Humano com ações que incluem palestras educativas, panfletagem nos Terminais do Transcol, coleta de potes de vidro em supermercados, homenagem a mães doadoras.

A campanha vai até o dia 25 deste mês. A abertura será realizada na sexta (17), às 09 horas, no auditório do Hemocentro da Sesa (Hemoes), em Vitória. Será feita uma apresentação sobre a importância dos bancos de leite e certificação das doadoras presentes.

As atividades continuarão ao longo da próxima semana, com ações desenvolvidas pelos Bancos de Leite Humano. Muitas atividades serão realizadas em parceria com faculdades de medicina e enfermagem como a planfletagem nos terminais de ônibus de Laranjeiras, Vila Velha e Itacibá, de segunda (20) a sexta-feira (24) e coleta de potes de vidro nos supermercados, neste sábado (18) e no sábado da semana que vem (25).

Benefícios

A Coordenadora da Saúde da Criança da Sesa, Edna Vaccari, destaca que juntos, os sete Bancos de Leite Humano e os dois Postos de Coleta em funcionamento no Estado captaram, no ano passado, 3.414 litros de leite de mulheres doadoras para atender cerca de 8 mil recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Estado.

“O leite materno é o alimento com a melhor digestão para os bebês e traz proteção contra doenças infecciosas e alérgicas. Ele promove o crescimento e desenvolvimento saudável do bebê e reduz a mortalidade infantil”, ressalta a médica neonatologista.

Segundo ela, muitas mães de bebês prematuros, por razões diversas, não conseguem produzir leite suficiente para alimentar seus nenéns. Daí, a importância da doação voluntária por parte de mulheres que estão nessa fase de amamentação.

As voluntárias doam aos Bancos de Leite Humano o leite excedente para ser processado e distribuído com qualidade certificada a bebês hospitalizados, preferencialmente aqueles que nasceram prematuros ou com baixo peso.

“São crianças que ainda não podem ser alimentadas diretamente ao seio materno e suas mães nesse momento têm grande dificuldade de produzir e retirar o leite para os filhos”, explica a coordenadora.

Para ela, a importância dessa campanha é diretamente proporcional ao valor da amamentação para o ser humano. A médica lembra que, além de oferecer nutrientes aos bebês, o ato de amamentar é fundamental para a saúde da mãe.

“A amamentação previne possíveis hemorragias e consequentemente anemia materna que pode ocorrer no pós-parto. O simples ato de sucção do bebê auxilia na contração uterina, o que ajuda na diminuição do tamanho do útero e, por consequência, reduz possíveis sangramentos. Sem falar do fortalecimento do vínculo mãe-filho que acarreta um melhor desenvolvimento emocional para a criança”, explica.

A Semana Estadual de Doação de Leite Humano visa sensibilizar a sociedade capixaba sobre a importância do ato de doação de leite materno e aumentar os estoques nos Bancos de Leite.

Confira os Bancos de Leite Humano no Estado:

Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha – é o único da Grande Vitória que funciona todos os dias, das 08 às 17 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.
Endereço: Avenida Ministro Salgado Filho, 918, Soteco, Vila Velha.
Contato: 3636-3151

Hospital Estadual Dório Silva – funciona de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas.
Endereço: Avenida Eudes Scherrer de Souza, s/n, Laranjeiras, Serra.
Contato: 3138-8905

Hospital da Polícia Militar do Espírito Santo (HPM)
Endereço: Bento Ferreira, em Vitória
Contato: 3636-6568

Hospital das Clínicas (referência do Estado) – funciona das 08 às 21 horas, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Avenida Marechal Campos, s.nº, Maruípe.
Contato: 3335-7424 – 3335-7377

Santa Casa de Misericórdia – funciona das 07 às 16 horas, de segunda a sexta-feira
Endereço: Rua Dr. João dos Santos Neves, 143, Vila Rubim, Vitória.
Contato: 3212-7246

Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim – Funciona das 07 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Rua Anacleto Ramos, 55, Bairro Ferroviários.
Contato: (28) 3521-7045

Hospital e Maternidade São José, Colatina – funciona das 07 às 17h20
Endereço: Ladeira Cristo Rei, Centro de Colatina
Contato: (27) 2102-2100

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Angela Siqueira
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard