27/06/2008 12h34 - Atualizado em 23/09/2015 13h20

Sesa promove curso de educação em saúde para combater a dengue

O combate a dengue é o foco central do curso “Capacitação de Educação em Saúde” que a equipe do Programa de Educação em Saúde da Vigilância Ambiental, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) vai promover, entre as próximas segunda (30) e sexta-feira (04), no Hotel Eco da Floresta, em Domingos Martins. O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, estará presente na abertura da programação.

Técnicos de 42 municípios que atuam nas Secretarias Municipais e Superintendências Regionais de Saúde foram divididos em duas turmas para treinamento. O primeiro treinamento aconteceu no período de 16 a 20 de junho.

Com duração de 40 horas, a capacitação será ministrada por consultoras do Ministério da Saúde (MS) durante todo o dia. O curso faz parte da metodologia de mobilização “Comunicação para Impacto Comportamental” (Combi), realizado pelo Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social da Vigilância Ambiental, da Sesa.

A capacitação objetiva dar continuidade ao trabalho de estruturação de educação em saúde no Estado. De acordo com a Coordenadora Estadual do Programa de Controle da Dengue, Gabriela Almeida, serão discutidos os desafios da dengue no Estado, atividades educacionais e de mobilização comunitária viáveis para o controle da doença.

Participam da capacitação representantes dos municípios com maior risco para a ocorrência de dengue, conforme classificação do Ministério da Saúde (MS), de acordo, ainda, com critérios de classificação da Sesa, de alto e médio risco. Os municípios que tenham o Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social estruturado ou em fase de implantação também foram selecionados.

A Sesa realiza intensos trabalhos direcionados ao controle da dengue no Estado, como: capacitação de médicos estaduais e municipais; prestação de assessorias técnicas em locais com mais casos da moléstia; disponibilização de equipamentos e insumos para controle do mosquito adulto; além de fornecimento de materiais educativos para trabalhos de conscientização social.

“Tudo isso deve ser complementado com ações executadas pelos municípios. Apesar dos trabalhos de combate ao vetor, realizados pelas esferas municipais, estaduais e federais, as ações de combate ao mosquito estão intrinsecamente ligadas à mobilização da população. Diante disso, o curso é uma estratégia para ensinar aos municípios como trabalhar em cada bairro e de acordo com a problemática local, oferecendo alternativas viáveis aos desafios para o controle da doença”, falou Gabriela Almeida.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776
Texto: Syria Luppi
asscom@saude.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard