16/03/2011 11h58 - Atualizado em 23/09/2015 13h30

Sesa promove curso de formação de coordenadores Intra-Hospitalares de Transplantes

O Espírito Santo bateu recorde no ano passado no número de doação e transplante de órgãos e tecidos. Foram 306 procedimentos realizados, 17,2% a mais que em 2009. Visando aumentar cada vez mais esses números, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), por meio da Central de Captação de Órgãos, promove nesta quinta-feira (17) o Curso de Formação de Coordenadores Intra-Hospitalares de Transplantes.

Participarão do curso, promovido em parceria com a Associação Brasileira de Transplantes (ABTO), cerca de 110 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais que atuam nas Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTTs) de 37 hospitais do Estado.

De acordo com a coordenadora da Central de Captação de Órgãos (CNCDO) da Sesa, Rosemery Erlacher, o objetivo da capacitação é auxiliar na estruturação e fortalecimento das Comissões Intra-Hospitalares do Estado, para que possam desempenhar com plenitude suas atividades no processo de doação e transplante, e estreitar sua relação com a Central. A função da CIHDOTT é promover a cultura de doação de órgãos e tecidos nos diversos aspectos.

“O bom funcionamento das Comissões Intra-Hospitalares é fundamental para o aumento no número de notificações de possíveis doadores, para um acompanhamento sistematizado do processo doação/transplante e, consequentemente, uma maior captação e transplante de órgãos e tecidos”, destaca Rosemery.

Durante o curso, serão abordados aspectos éticos e legais da doação e transplante, dados epidemiológicos, conceito de morte encefálica, manutenção hemodinâmica, logística do processo, acolhimento e entrevista familiar, dentre outros aspectos.

Rosemery destaca a importância do trabalho destas equipes nos hospitais na identificação de potenciais doadores e na notificação de todos os óbitos no tempo certo. Para doação de córneas, por exemplo, a notificação precisa ser feita à Central de Captação de Órgãos e aos bancos de olhos dos hospitais credenciados para realizar o transplante em até seis horas a partir do óbito para que as equipes destas unidades façam a captação.

Serviço
Curso de Formação de Coordenadores Intra-Hospitalares de Transplante
Quinta-feira (17), das 8h30 às 16h30, no auditório do Hotel Golden Tulip Porto Vitória

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/ Valesca de Monteiro
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
Texto: Alessandra Fornazier
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard