25/10/2012 08h30 - Atualizado em 23/09/2015 13h35

Sesa promove curso de qualificação em Do-in a partir desta quinta (25)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza a partir desta quinta-feira (25) até sábado o Curso de Capacitação em Do-in, técnica milenar de automassagem que proporciona bem estar físico e mental, além de alivio de sintomas de diversas doenças, como dor de cabeça, coluna e de estômago.

O curso será ministrado pelo professor, médico homeopata e acupunturista da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí (Santa Catarina), Marco Giostri, que possui 11 anos de experiência na implementação da técnica em sua cidade.

Participam do curso 30 profissionais que atuam nas unidades municipais de saúde, hospitais e serviços de diversos municípios do Estado. De acordo com a coordenadora das Práticas Integrativas e Complementares da Sesa, Ana Rita Vieira de Novaes, a técnica usa conhecimentos milenares da medicina tradicional chinesa, mas não exclui o tratamento médico convencional, podendo ser utilizado de forma complementar.

“Nossa intenção é formar um grupo de pessoas comprometidas com a implantação da técnica e a ampliação das práticas integrativas no Estado. Elas atuarão como multiplicadores nos serviços de saúde, repassando os conhecimentos adquiridos no curso para outros profissionais”, destaca Ana Rita.

De acordo com a coordenadora, a prática que é parte da Politica Nacional e Estadual de Práticas Integrativas e Complementares está alinhada às Políticas Nacionais de Atenção Básica, de Humanização (HumanizaSUS) e de Promoção da Saúde, do Ministério da Saúde. É adotada de forma associada aos serviços ofertados pela rede de atenção básica do SUS de várias cidades do país, especialmente na Estratégia da Saúde da Família (ESF).

O método

O método do Do-in consiste em pressionar pontos localizados logo abaixo da pele, provocando uma resposta de regulação da função do organismo. O Do-in ou digitopressão, também é conhecido como acupuntura sem agulhas pelo fato de utilizar os mesmos pontos da acupuntura.

Esses pontos, quando pressionados, podem prevenir doenças e aliviar diversos sintomas agudos. Há pontos que, quando pressionados por cerca de três minutos aliviam com eficácia sintomas de dores de cabeça, de estômago, de coluna, náuseas, cansaço, dores osteoarticulares, amigdalites e outros. Nas doenças crônicas o auxílio vem por meio de massagens periódicas nos pontos indicados e ajudam no tratamento de depressão, ansiedade, diabetes, asma, hipertensão arterial, dentre outras. Podem ser usados também no trabalho de parto em maternidades.

Como as demais práticas médicas alternativas, o Do-in foge do modelo médico tradicional ao adotar uma postura holística e integradora, compreendendo saúde como resultado de um equilíbrio energético interno, focando o doente e não a doença.

Serviço
Curso de Capacitação em Do-in
Data: Quinta-feira (25) a sábado (27)
Local: Espaço Vitória
Endereço: Av. Leitão da Silva (em frente ao Cias), Itararé – Vitória/ES


Programação:

Quinta-feira (25)
14 às 15h30min - As Práticas Integrativas e Complementares no SUS – Dra. Ana Rita Novaes/Sesa
15h30 min às 16 horas – Intervalo para café
16 às 17 horas – Noções das PIC (MTC e Homeopatia)
17 às 18 horas – Experiências Locais e perspectivas no ES

Sexta-feira (26)
9 às 12 horas – Do-in – teórico e prática – Dr. Marco Giostri – SMS /Itajaí-SC
13 às 15h30 min - Do in – teórico e prática – Dr. Marco Giostri – SMS /Itajaí-SC
15h30 min às 16 horas – Intervalo para café
16 às 17 horas - Do in – teórico e prática – Dr. Marco Giostri – SMS /Itajaí-SC

Sábado (27)
9 horas – Café
9h30 às 12 horas - Do in – teórico e prática – Dr. Marco Giostri – SMS /Itajaí-SC.
12 às 13 horas – Avaliação e encerramento

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard