28/05/2007 06h35 - Atualizado em 23/09/2015 09h44

Sesa promove curso sobre abordagem ao fumante

Será realizado nos dias 30 e 31, em Vitória, o Curso Estadual sobre Abordagem Intensiva do Fumante 2007. O evento, que faz parte do Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado no dia 31 de maio, é organizado pela Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Prevenção e Controle do Tabagismo (Coestapp-ES).

A data será marcada por diversas programações em todo o País com a realização de palestras, orientações, lançamentos de livros, entre outras atividades.

Na programação do curso estão previstas palestras com pneumologistas, cirurgiã-dentista, psicóloga, médicos, enfermeiras. Entre os temas estão orientações de como deixar de fumar, apoio medicamentoso; plano de implantação do tratamento de fumante; fatores dificultadores para cessação de fumar; plano de implantação do tratamento do fumante e outras abordagens.

O curso tem como público-alvo os profissionais de saúde de nível superior e visa a capacitar recursos humanos para a municipalização do tratamento do tabagista na rede de atenção primária na saúde. O evento será realizado no auditório do Laboratório Central da Sesa (Lacen), em Vitória.

O Dia Mundial sem Tabaco foi instituído pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1987. O principal objetivo é divulgar os males provocados à saúde pelo tabaco e conscientizar e estimular a reflexão da população a respeito das leis de regulamentação da produção, consumo e propaganda.

Este ano o tema escolhido pela OMS é “Ambiente Livre de Fumo”. Com esse tema se pretende trabalhar com o conceito de ambientes 100% livres do tabaco, alertando que ventilação e filtragem do ar não são suficientes para reduzir a exposição passiva aos malefícios da fumaça.

O fumo, segundo a OMS, além de afetar os usuários diretos, também é o responsável pela morte de centenas de milhares de pessoas não fumantes a cada ano, por respirarem a fumaça do cigarro. No Brasil, são 200 mil mortes por ano. Um índice alarmante se comparado com doenças como a Aids e a tuberculose que provocam, cada uma delas, a morte de 6 mil pessoas anualmente.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br