29/09/2008 05h20 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Sesa promove fórum sobre ações de controle de tuberculose na Atenção Básica nesta segunda (29)

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) promove, nesta segunda-feira (29), o Fórum de Integração para a Descentralização das Ações de Controle de Tuberculose na Atenção Básica. O evento ocorre das 8 às 17 horas, no auditório do Departamento de Imprensa Oficial (DIO), na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, em Bento Ferreira, Vitória. A abertura será realizada com a presença do secretário de Saúde Anselmo Tozi.

Participarão do evento Rodolfo Rodriguez, consultor internacional sobre o assunto da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS), além do coordenador nacional do Programa de Controle da Tuberculose, Dráurio Barreira. Também estará presente a técnica da Diretoria Técnica de Gestão da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Gessyanne Vale Paulino.

O objetivo do evento é sensibilizar gestores municipais de saúde, como secretários, coordenadores do programa de tuberculose e coordenação da Atenção Básica, para o fortalecimento das ações de controle da tuberculose nos serviços de saúde dos oito municípios prioritários (Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Serra, Guarapari e São Mateus).

Portaria

No evento, será assinada a portaria de Normatização de Postura Administrativa para Atendimento ao Preso com Tuberculose no Sistema Penitenciário. A portaria está sendo estabelecida pela Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), em parceria com a Sesa. O secretário de Estado de Justiça, Ângelo Roncalli de Ramos Barros, será representado pelo subsecretário para Assuntos do Sistema Penal, José Otávio Gonçalves.

Também será estabelecido o Protocolo de Controle de Tuberculose Pulmonar na População Prisional. O objetivo é desenvolver um trabalho de parceria, entre Sesa, Sejus, secretarias municipais de Saúde, Núcleo de Doenças Infecciosas (NDI) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e Ministério Público Estadual (MPES). Haverá triagem de possíveis portadores da doença, a realização de exames e o tratamento adequado, em um trabalho organizado e em conjunto.

A doença

O Brasil é o 15º país, entre 22, que mais tem casos de tuberculose no mundo, e precisa cumprir meta de 85% de cura das ocorrências da doença. Neste aspecto, o País está atrás de nações como Índia, Congo e China. São notificados, por ano, 80 mil novos casos de tuberculose, com cinco mil óbitos. Há uma estimativa de que 45% dos casos da doença não são informados às autoridades de saúde brasileiras.

No Espírito Santo, em 2007, foram registrados 1.280 novos casos de tuberculose, sendo que a cura alcançada foi de 80,6%. A taxa de abandono do tratamento é de 6,8%. Os oito municípios prioritários são responsáveis em detectar 70% dos casos.

Programação:

8 horas – Acolhimento
8h30 – Abertura
9 horas – “A tuberculose e a agenda de prioridades da Secretaria de Saúde” – Luiza Alvarenga, gerente estratégica de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Sesa
9h25 – “Responsabilidade sanitária do gestor no controle da tuberculose nos municípios” – Dráurio Barreira, coordenador nacional do Programa de Controle da Tuberculose, Ministério da Saúde
9h45 – “Implementação das ações de controle da tuberculose na atenção básica e Vigilância em Saúde” – Gessyanne Vale Paulino, técnica da Diretoria Técnica de Gestão da Secretaria de Vigilância em Saúde, Ministério da Saúde
10h10 – Intervalo
10h30 – “Situação da tuberculose no mundo e estratégias de enfrentamento e as metas do milênio” – Rodolfo Rodriguez, consultor internacional para Tuberculose, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS)
10h55 – Discussão
12 horas – Almoço
14 horas – “Situação atual da tuberculose e atenção básica no Estado” – Ana Paula Rodrigues Costa, coordenadora estadual do Programa de Controle da Tuberculose, Sesa, e Célia Márcia Bircher, coordenadora estadual da Atenção Primária, Sesa
14h40 – “Panorama atual da tuberculose nos municípios prioritários e estratégias a serem utilizadas para implementação das ações de controle na atenção básica” – Dória Sá de Almeida Peixoto, coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose do Município de Serra, representando os municípios prioritários do Estado
15 horas – Coffe break
15h30 – Discussão e agenda de trabalho
17 horas – Encerramento

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Ana Paula Costa
anamiranda@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br

Assessoria de Comunicação da Sejus
Rhuana Ribeiro Albuquerque
Assessora de Comunicação
Tels.: 3132-5264 / 9933-8195
rhuana.albuquerque@sejus.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard