18/08/2008 06h19 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Sesa promove I Curso Estadual de Vigilância em Doenças e Agravos Não Transmissíveis

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Equipe Técnica de Vigilância em Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), vai capacitar técnicos das Secretarias Municipais de Saúde sobre DANT.

O I Curso Estadual de Vigilância em DANT será realizado do dia 18 ao dia 22 deste mês, no Hotel Praia Sol, em Nova Almeida, Serra, destinado a 30 técnicos das secretarias municipais e superintendências regionais, com 40 horas presenciais num curso modular, sob coordenação e instrução da médica mestre em Saúde Coletiva, Gulnar Azevedo e Silva Mendonça da UERJ.

Doenças e Agravos Não Transmissíveis constituem um grande e heterogêneo grupo de doenças de grande importância para a saúde pública, como cânceres e doenças cardiovasculares. As DANT são responsáveis por 30 a 35% das causas de óbito no Espírito Santo.

Conforme o coordenador da Equipe Técnica de DANT, Romildo Andrade, o treinamento serve para o desenvolvimento das ações da vigilância em saúde, com competência técnica para planejar e executar ações coletivas de promoção e proteção à saúde.

“Há uma necessidade de modernização contínua do corpo técnico do Sistema Único de Saúde (SUS), em especial, no manejo dos dados epidemiológicos referentes aos agravos não transmissíveis, considerando a composição da morbi-mortalidade do quadro epidemiológico do Brasil e do Espírito Santo. No Curso vamos tratar sobre técnicas de coleta, tabulação e tratamento estatístico dos indicadores epidemiológicos”, considerou Romildo Andrade.

O Curso será desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em DANT, fornecendo condições para o desenvolvimento de políticas públicas de prevenção, controle e promoção da saúde no âmbito municipal e estadual, através da informação e análise de dados que permitam o monitoramento do quadro sanitário do Estado do Espírito Santo.

O que são DANT?

No campo das DANT destacam-se as seguintes doenças e agravos:

- Doenças cardíacas e cerebrovasculares (Acidente Vascular Cerebral, conhecido popularmente como derrame), cânceres, diabetes, hipertensão arterial;

- Neoplasias, que se constituem nos cânceres em geral, particularmente de mama e útero nas mulheres; pulmão e próstata nos homens.

– Agravos causados por acidentes e violências, que têm como conseqüência seqüelas físicas e emocionais. Neste extenso grupo estariam inclusos os traumatismos em geral, os acidentes de trabalho e de trânsito e os homicídios.

Transição Epidemiológica

No início do século passado, os principais problemas de saúde pública eram as doenças causadas pelas chamadas doenças transmissíveis, agravadas pelas condições de vida humana. A partir do processo de industrialização ocorreram intensas migrações para os centros urbanos (urbanização). A carência de infra-estrutura e a situação de vida precária são apontadas como as causas da prevalência das doenças infecto-parasitárias.

Paralelamente, ocorreram uma série de mudanças na vida da população, com destaque o acesso a métodos contraceptivos, que resultaram na queda da fecundidade. Essa nova realidade possibilitou o ingresso maciço da mulher no mercado de trabalho, causando profundas alterações na dinâmica familiar.

Os avanços da medicina, da tecnologia, e a queda da mortalidade propiciaram a conquista de um aumento na expectativa de vida da população. Essas mudanças nas condições sociais, econômicas e culturais, são hoje determinantes para a ocorrência de outros tipos de doenças e agravos à saúde fazendo com que as DANT se constituam nas principais causas de morbidade e mortalidade da população.

Como se caracterizam estas doenças

As DANT estão diretamente relacionadas à forma como a sociedade está organizada e ao estilo de vida da população. Muitas delas são decorrentes de hábitos não saudáveis, tais como:
- alimentação inadequada ou insuficiente em quantidade e qualidade, uso de alimentos industrializados com substâncias nocivas à saúde (gorduras trans e saturadas, excesso de sal, conservantes, realçadores de sabor), alimentos contaminados com agrotóxicos etc.;
- falta de atividade física (sedentarismo);
- tabagismo, álcool e outras drogas lícitas ou ilícitas;

Por outro lado, certas condições podem favorecer ainda mais o aparecimento de determinadas doenças e agravos, tais como:
- condições ambientais: poluição atmosférica, convivência com o estresse urbano, violência, exposição à radiação solar e outros elementos cancerígenos;
- aspectos sociais: condições econômicas, conflitos pessoais e familiares não resolvidos, discriminação racial, discriminação contra a mulher e outras situações de vulnerabilidade social;

- aspectos ocupacionais: situações de estresse no trabalho, subemprego e desemprego, medo de perder o emprego além de inúmeras situações de sobrecarga.

- aspectos culturais: ocupação do tempo livre, perda da identidade cultural por determinados grupos (índios, migrantes, etc.), atividades de lazer, acesso à educação e a informação além da influência da mídia no comportamento relativo a estilo de vida, hábitos, desejos de consumo etc.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi / syriabaptista@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard