Sesa promove palestra no Dia Nacional da Homeopatia
A palestra terá como tema “A História da Homeopatia” e será realizada pela médica homeopata Flávia Vieira, que atende no CRHA. A médica falará sobre a introdução da especialidade no Brasil e como a homeopatia funciona, além de abordar o serviço prestado pela Sesa.
A unidade de tratamento por homeopatia possui mais de 100 mil usuários cadastrados e realiza uma média mensal de 690 consultas. O tratamento homeopático é centrado no contexto bio-psico-social do indivíduo, e é considerado uma prática de cuidado integral e humanizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo Ana Rita Novaes, coordenadora do CRHA, 69% dos pacientes atendidos no Centro relataram melhoras com o tratamento homeopático. “Esse é um número expressivo e mostra que a prática deve ser levada em consideração”, disse.
Em outubro, a Sesa realizou o I Fórum Estadual de Práticas Naturais e Integrativas, sobre a homeopatia, a acupuntura e a fitoterapia, para discutir a implantação e descentralização dessas especialidades no Estado. A ampliação ao tratamento homeopático, fitoterápico e de acupuntura é uma das prioridades do Ministério da Saúde.
No evento, o secretário estadual de Saúde, Anselmo Tose, ressaltou o apoio da Sesa para a prática da medicina integrativa. “Tenho certeza de que estamos no rumo certo. Nós vamos persistir”, disse.
A rede estadual de saúde conta com 21 profissionais de homeopatia. “Isso representa uma média de 150 mil habitantes do Estado para cada médico. Precisamos ampliar esses números”, disse Ana Rita Novaes. Qualquer pessoa pode procurar o tratamento homeopático no CRHA e não precisa de encaminhamento médico.
A homeopatia
Criada há mais de 200 anos na Alemanha, por Christian Friedrich Samuel Hahnemann, a homeopatia é considerada uma especialidade médica desde 1980. Para a prática, cada pessoa é única e deve ser vista por inteira, e seu corpo não pode ser dividido em partes.
O paciente é tratado pelo modo como se sente e pela maneira a como reage aos acontecimentos, e não só por meio de suas queixas físicas. A prática pode ser utilizada por adultos e crianças. Os medicamentos homeopáticos podem ser manipulados a partir de vegetais, minerais ou animais, transformados em remédio por um farmacêutico homeopata.
A apresentação faz parte de uma série de palestras do Programa de Educação e Saúde, coordenadas pelo Centro de Referência de Homeopatia. Não é necessário fazer reserva, mas a capacidade para cada palestra é de 50 pessoas.
Serviço:
CRE Metropolitano, entrada da Estação Pedro Nolasco, em Jardim América, Cariacica - (27) 3388-1637.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br
Texto: Rovena Storch
rovenadamasceno@saude.es.gov.br
Tels.: (27) 3137-2378 / 2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br