13/09/2005 12h07 - Atualizado em 23/09/2015 09h34

Sesa realiza ações preventivas para diminuir casos de intoxicações

A Semana de Prevenção das Intoxicações, promovida pelo Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen), serviço de referência da
Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), teve início na manhã desta terça-feira (13), no Shopping Vitória.

O evento está sendo realizado na Praça Riachuelo, na expansão do Shopping, até quinta-feira (15), das 10 às 22 horas, com visitação de alunos das escolas públicas e particulares e será aberto ao público.

Estão sendo realizadas atividades como apresentação teatral, exposições e distribuição de material educativo para informar à população sobre as diferentes formas de intoxicação, visando a redução dos acidentes que ocorrem, especialmente, entre crianças de 1 a 4 anos.

O secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, destacou, em seu discurso, que o Toxcen é um serviço de atendimento gratuito, funciona 24 horas, ininterruptamente. “A idéia é orientar as pessoas para prevenir as intoxicações, e este é um dos serviços positivos da secretaria que pouca gente tem conhecimento”, disse.



Tose ressaltou sua preocupação com o ranking da intoxicação no Estado, que mostra que os remédios são responsáveis por 1.942 registros no Toxcen. Em segundo lugar ficam os agrotóxicos, até pela própria formação do Espírito Santo, com 15% das ocorrências.

Por idade, a maior preocupação é com as crianças de zero a quatro anos, por isso boa parte do evento é voltada para a conscientização infantil. Eles representam 25% das intoxicações. No primeiro semestre de 2005, foram registrados 3.878 casos de intoxicação, 40,5% a mais que no mesmo período do ano passado.

“Eu acredito que este aumento tenha ocorrido porque as pessoas estão mais conscientes e informando mais quando acontece um acidente caseiro mas, ainda assim, destaco que as pessoas não conhecem os riscos dos uso errado de vários produtos químicos, de remédios a agrotóxicos”, observou Sony Itho, coordenadora do Centro de Intoxicação do Espírito Santo (Toxen).

Com a idéia de “Conhecer para Prevenir”, os estandes alertam os participantes sobre os principais grupos que levam à intoxicação: medicamentos, animais peçonhentos, plantas tóxicas, produtos domésticos e agrotóxicos.



Programação

Dentro das atividades da Semana de Prevenção das Intoxicações, que acontece entre os dias 12 e 16, está sendo realizada a divulgação e distribuição de material educativo nos sete terminais do Transcol.

Com o apoio da Ceturb-GV, monitores do Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen), identificados com camisetas alusivas à Semana, levarão informações aos usuários do transporte coletivo.

Serviço

O Centro de Atendimento Toxicológico do Espírito Santo é um serviço de referência estadual em assuntos toxicológicos da Secretaria de Estado da Saúde, localizado nas dependências do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, com atendimento telefônico ininterrupto, 24 horas por dia.

As intoxicações podem ocorrer pelos mais variados produtos: medicamentos, agrotóxicos, produtos de uso industrial e domissanitários, drogas de abuso, raticidas, cosméticos, diversas plantas, alimentos e outros.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Gustavo Tenório/ Clarissa Scárdua/ Deyvison Longui
Tels: 31372378 / 31372315 / 99698271
asscom@saude.es.gov.br
Esta e outras matérias estão disponíveis no site www.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard