26/06/2014 07h39 - Atualizado em 23/09/2015 13h41

Sesa realiza conferência estadual para implementar saúde do trabalhador

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizou na noite desta quarta-feira (25) a abertura da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no Sesc de Guarapari. O evento seguirá até sexta-feira (27) e representa uma oportunidade a mais de aproximar o assunto da participação popular e dos segmentos de controle social do Espírito Santo no processo que antecede à conferência nacional, que será realizada em novembro, em Brasília.

A subsecretária de Saúde Rosane Mageste participou do evento, representando o secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino. Ela deu as boas-vindas aos conferencistas, agradeceu o esforço das equipes de saúde envolvidas na organização da conferência.

“A expectativa é de que todas as discussões que serão feitas aqui possam evoluir para construção de um documento que reflita a realidade de trabalho no Espírito Santo, abordando questões específicas vivenciadas por homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras. A área da saúde do trabalhador vem buscando ao longo do tempo encontrar esse equilíbrio, a experiência para enfrentar as questões que se apresentam e apontar soluções que levem a construção de um ambiente de trabalho saudável e seguro”, ressaltou a subsecretária.

Com o tema: “Direito de Todos. Dever do Estado”, a Conferência, organizada pela Sesa em parceria com o Conselho Estadual de Saúde, será importante para a implementação da Política Estadual da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Participam delegados eleitos nas quatro conferências regionais realizadas de Norte a Sul, no mês de maio.

Os debates regionais envolveram representantes dos diversos segmentos do mercado produtivo formal e informal do Espírito Santo e culminaram com a eleição dos 224 conferencistas com direito a voto, representando os 78 municípios capixabas. Ao todo, são 300 participantes, incluindo os convidados.



A palestra magna, na abertura do evento, foi realizada pelo diretor do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Carlos Augusto Vaz de Souza, contribuindo para que os participantes tivessem uma melhor compreensão da Política Nacional da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituída em 2012.

A Conferência Estadual segue nesta quinta-feira (26) com as apresentações temáticas e será finalizada na sexta (27) com a aprovação, em plenária, das propostas que serão levadas para a Conferência Nacional e eleição dos 16 delegados que irão a Brasília defender ações que se aproximem mais das demandas locais, contribuindo para um meio ambiente do trabalho seguro, saudável e com menos riscos de acidentes.

Para aprofundar ainda mais o debate foram convidados especialistas que trarão experiências de outros estados, como Distrito Federal e Bahia.



Conferência Estadual da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

Local: Sesc de Guarapari

Temáticas: quinta-feira (26)
Horário: a partir das 08 horas
– Implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
– O Desenvolvimento Socioeconômico e seus reflexos na saúde do trabalhador e da trabalhadora;
– Fortalecimento da participação dos trabalhadores, da comunidade e do controle social nas ações da saúde do trabalhador;
– Efetivação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, considerando os princípios da integralidade e intersetorialidade nas três esferas de governo;
– Financiamento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador nos municípios, estados e União.

Plenária: sexta-feira (27)
A partir das 08 horas
Encerramento: 14h30

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Texto: Maria Angela Siqueira
mariaperini@saude.es.gov.br
Dannielly Valory/Kárita Iana/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Tels.: 3345-8074/3345-8137/9969-8271/9983-3246/9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard