23/07/2012 07h57 - Atualizado em 23/09/2015 13h34

Sesa realiza encontro estadual do Programa Saúde na Escola

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza, nesta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), o 4ª Encontro Estadual do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento contará com a participação de representantes estaduais e de municípios que já aderiram à iniciativa, além da referência técnica nacional do Programa, Edna Moura.

O Programa Saúde na Escola surgiu em 2008, por meio de parceria entre o Ministério da Saúde (MS) e o Ministério da Educação (MEC), como forma de organizar as ações de saúde promovidas com interface na área educacional. O foco está na promoção e prevenção.

Segundo a referência técnica do PSE da Sesa, Celia Marcia Birchler, os trabalhos são voltados para uma série de assuntos como drogas, violência, sexualidade e gravidez na adolescência. O público-alvo são alunos do Ensino Fundamental e médio da rede pública.

“As ações são desenvolvidas nas escolas pelos profissionais da Saúde da Família. Eles promovem palestras e atividades educativas, mas também atuam diretamente na área da saúde, fazendo triagem oftalmológica, auditiva, ação de saúde bucal, detecção de hipertensão e diabetes, avaliação nutricional e de doenças endêmicas”, ressalta Celia.

De acordo com ela, o Encontro Estadual será uma oportunidade para que os 25 municípios do Estado que fazem parte do Programa troquem experiências e se atualizem em relação ao monitoramento – que é feito por meio de um sistema de informação específico.

“Até então os resultados têm sido muito positivos, principalmente no sentido da prevenção. O número de crianças que tiveram problemas de saúde detectados precocemente foi muito grande, evitando complicações futura”, conclui Celia.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/ Anny Giacomin/Jucilene Borges/Marcos Bonn
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tel.: 3137-2378 / 3137-2307/ 9983-3246/9969-8271/ 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard