30/07/2007 15h04 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Sesa realiza II Reunião Estadual de Avaliação do Programa de Controle da Dengue

Nesta terça-feira (31) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Gerência Estratégica de Vigilância em Saúde e do Núcleo de Vigilância Ambiental e em parceria com a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde, promove a II Reunião de Avaliação do Programa Estadual de Controle da Dengue. O evento acontece, a partir das 9 horas, no auditório do Hospital da Policia Militar (HPM), em Vitória.

A reunião, que contará com um representante do Ministério da Saúde, através do coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD), de técnicos e gestores municipais, tem como objetivo avaliar as ações nos municípios e organizar, de forma diferenciada, as medidas de prevenção e controle da dengue, além de apresentar e discutir o estágio atual da situação e as propostas de intensificação das atividades preventivas, de controle e combate.

A reunião estadual de avaliação é uma atividade preconizada pelo Ministério que tem como objetivo, no PNCD, reduzir a infestação pelo mosquito transmissor, o Aedes Aegypti; reduzir a incidência da dengue e a letalidade por febre hemorrágica de dengue (FHD).

Entre palestrantes estão profissionais do Setor de Vigilância da Sesa, do Laboratório Central (Lacen). Na programação, debates e experiências bem sucedidas, como a formação de equipe de vigilância epidemiológica da Serra; o desenvolvimento do Programa de Agentes Comunitários de Saúde integrados com o de Vigilância Ambiental de Santa Teresa; e a identificação de novos criadouros do mosquito em Vitória.
Participam da reunião os gestores municipais e coordenadores do programa de dengue de todos os municípios capixabas.

“Atualmente, uma das nossas preocupações é estimular a organização aos serviços de assistência ao paciente, pelos municípios, alertando sobre a necessidade urgente de capacitar os médicos, em especial os pediatras, haja vista que já vem sendo observado o aumento de casos graves em menores de 15 anos”, afirmou Gabriela Almeida, coordenadora do Programa Estadual de Controle de Dengue.

Neste ano, 25 casos de Febre Hemorrágica por Dengue (FHD) estão sendo investigados, sendo que, do total, seis ocorrências são em menores de 15 anos. Dos nove óbitos ocorridos, dois também foram de crianças abaixo de 15 anos.

Dengue

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no Mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80 milhões de pessoas se infectem, anualmente, em 100 paises, de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

O mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti, encontrou no mundo moderno condições muito favoráveis para uma rápida expansão, pela urbanização acelerada que criou cidades com deficiências de abastecimento de água e de limpeza urbana; pela intensa utilização de materiais não biodegradáveis, como recipientes descartáveis de plástico e o vidro, e pelas mudanças climáticas.

O PNCD procura incorporar as lições de experiências nacionais e internacionais de controle da dengue, enfatizando a necessidade de mudança, sendo fundamentado em alguns aspectos essenciais como: a elaboração de programas estaduais e municipais permanentes, de controle do vetor, uma vez que não existe qualquer evidencia técnica de que seja possível a erradicação do mosquito.

No Espírito Santo, em 2006, foram notificados 15.321 casos e os municípios com maior número de notificações foram: Cariacica (1.611); Nova Venécia (1.140); Serra (2.953); Vila Velha (2.928) e Vitória (2.302).

Em 2007, até a 25º semana epidemiológica, que corresponde até 23 de julho, foram notificados 7.574 casos e os municípios com maior número de notificações são: Serra (1.580), Nova Venécia (964), Piúma (624) e Vitória (536).

08h30 - Entrega do Material
09h00 – Abertura

Secretario Estadual de Saúde
Presidente do COSEMES
Representante do Ministério da Saúde
Representante da GEVS

Apresentação da Situação Epidemiológica e Análise do PNCD

* 09h30: Avaliação do PNCDengue - Avanços e dificuldades desde a implantação (representante da SVS )
* 10h30: Intervalo
* 10h45: Situação da Dengue no ES
* 11h30: Debate sobre os temas abordados
* 12h00: Almoço
* 13h30: Sorologia e Isolamento Viral no diagnostico da Dengue (Representante do LACEN)
* 14h30: O Uso do sistema de Informação e Aplicação para o planejamento das ações.
* 15h30: Intervalo
* 15h45: Integração PACS – PSF (Experiência Município de Santa Tereza)
* 16h10: Formação de Equipe de Vigilância Epidemiológica (Experiência Município da Serra)
* 16h30: Debate sobre temas abordados