10/07/2009 07h55 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Sesa realiza ‘Mutirão de Cirurgias Artroscópicas’ em Colatina neste sábado (11)

Com o objetivo de acabar com a fila expectante das cirurgias eletivas no Espírito Santo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), promove o “Mutirão de Cirurgias Artroscópicas”. A ação, que vai beneficiar aproximadamente mil pessoas, terá seu início às 8 horas deste sábado (11), no Hospital São Bernardo, em Colatina, quando serão atendidas 400 pessoas de todo o Estado. Este tipo de cirurgia não é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os procedimentos foram comprados pela Sesa.

A cirurgia artroscópica – ou artroscopia – é indicada para avaliar ou tratar problemas ortopédicos. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, que é feito com um aparelho denominado artroscópio, o qual é inserido na articulação, por meio de uma pequena incisão. A artroscopia pode ser feita nas articulações de ombro, quadril, joelho, clavícula e tornozelo.

Em apenas um dia, os pacientes serão consultados, farão os exames necessários para a cirurgia e, alguns deles serão operados. As pessoas que tiverem indicação para cirurgia e que não forem submetidas ao procedimento neste sábado (11), sairão com as cirurgias agendadas.

Mutirão

A Sesa já realizou cinco mutirões neste ano. O último foi o “Mutirão de Cirurgia Eletiva para Correção de Escoliose”, no início de junho, na Santa Casa de Misericórdia de Vitória, no qual foram atendidas 169 pessoas, sendo a maioria mulheres: 121. Do total, foram agendadas oito cirurgias, que serão realizadas entre este mês e o próximo.

A primeira etapa foi realizada em março deste ano, no Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam), onde houve aproximadamente 800 atendimentos para cirurgias gerais e ginecológicas. Neste mesmo hospital, também foi feito o Mutirão de Revisão de Marcapasso, em abril.

Até o final do ano, serão realizados mutirões em mais 11 unidades hospitalares, abrangendo 10 especialidades. Serão beneficiadas aproximadamente seis mil pessoas, que passarão por 5.500 atendimentos entre consultas, exames e as próprias cirurgias.

Como funciona o atendimento:

1) O paciente deve procurar a Unidade de Saúde de seu município;
2) A Unidade de Saúde encaminha o pedido para Agência Municipal de Agendamento (AMA), que é avaliado por especialista;
3) O pedido segue para a Central de Marcação de Consultas e Exames Especializados das superintendências regionais de saúde;
4) Autorizada, a solicitação retorna para a AMA, que realiza o agendamento.


Tipos de cirurgias realizadas:

Escoliose, cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, angiologia, cardiologia, neurocirurgia, cabeça e pescoço, oftalmologia, urologia e otorrinolaringologia.


Hospitais onde acontecerão os próximos mutirões:

Santas Casas de Misericórdia de Vitória, Guaçuí, Iúna e Cachoeiro de Itapemirim; os Hospitais Evangélicos de Vila Velha (HEVV) e de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) e Hospital dos Ferroviários. E ainda, o Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), em Cachoeiro de Itapemirim; Hospital São Bernardo, em Colatina, Hospital de Domingos Martins e Clínica dos Acidentados.


Conheça a distribuição de atendimentos dos mutirões, por unidade:



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/ Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Fernanda Porcaro
fernandaporcaro@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard