01/08/2011 13h22 - Atualizado em 23/09/2015 13h31

Sesa realiza mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Roberto Silvares nesta quarta-feira (03)

O Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS), situado em São Mateus, começou a promover no mês passado mutirões de cirurgias eletivas com o objetivo de reduzir a demanda reprimida por esses procedimentos no Norte capixaba. A primeira cidade beneficiada foi Vila Pavão e, nesta quarta-feira (03), será a vez dos moradores de Mucurici.

Um ônibus sairá cedo do município de Mucurici com 24 pacientes que passarão por avaliação médica e procedimentos. Estão previstas cirurgias de vesícula, retirada de cistos ovarianos, cistos sebáceos, hérnias, varizes, fimoses, cravos e nódulos.

Segundo o diretor do HRAS, Dr. Valdenir José Belinelo, o mutirão está sendo iniciado pelas localidades mais distantes de São Mateus, no extremo Norte do Estado. O trabalho começa com uma visita da direção da unidade e da chefia do Centro Cirúrgico à cidade para reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Após análise da demanda de pacientes que aguardam por cirurgia, é programada a sua ida até o Hospital, onde são realizadas consultas e análises dos casos pelos médicos cirurgiões.

“Em alguns casos, a cirurgia é feita no mesmo dia; em outros que precisam de exames, é feita a programação para a semana seguinte”, explica Belinelo. Além da visita prévia à cidade beneficiada pelo mutirão, serão realizadas visitas pós-operatórias às residências dos pacientes para acompanhamento de sua recuperação.

No mutirão de Vila Pavão, promovido na segunda quinzena de julho, foram atendidos 12 pacientes. Depois de Mucurici, os municípios de Ponto Belo e Montanha serão os próximos beneficiados, seguido de Pedro Canário. A previsão, de acordo com Belinelo, é contemplar as doze cidades da região atendidas pelo Hospital: Vila Pavão, Ponto Belo, Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Vila Valério, Jaguaré, Ecoporanga, Boa Esperança, Pinheiros, Conceição da Barra e São Mateus.

“Esse é um trabalho importante que envolve toda a equipe do hospital, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de médicos cirurgiões gerais que estão contribuindo para ajudar a população da região”, destacou Belinelo.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Alessandra Fornazier/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila
Texto: Alessandra Fornazier
alessandrafornazier@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9983-3246 / 9969-8271 / 9943-2776
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard