22/06/2009 15h25 - Atualizado em 23/09/2015 13h24

Sesa realiza Oficina de Modelagem Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança em Guarapari

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Núcleo Especial de Normalização, promove o Módulo II da Oficina Modelagem de Rede de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança. A oficina acontece nesta terça (23) e quarta-feira (24) com a Macrorregião Centro e na quinta (25) e sexta-feira (26) para a Macrorregião Sul.

Cada Oficina contará com 120 participantes das macrorregiões respectivas, entre gestores e técnicos da Sesa, dos municípios, prestadores de saúde, consultores e convidados. A Oficina de Rede, que faz parte do Projeto Prioritário de Redes Resolutivas da Secretaria de Estado da Saúde e será realizado no Hotel Flamboyant, em Guarapari, das 8 às 18 horas.

O objetivo do encontro é dar continuidade à organização e implantação das Redes de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança nessas macrorregiões, visando à redução da mortalidade infantil e materna no Estado e a melhoria da qualidade de atenção a esses usuários.

As oficinas trabalham a mudança dos processos de trabalho dos vários níveis de atenção tendo como porta de entrada e centro de comunicação da rede a Atenção Primária à Saúde e o modelo de atenção às condições agudas e crônicas como proposta de um novo paradigma para a saúde, buscando coerência entre as necessidades de saúde da população e a oferta dos serviços integrados em redes regionalizadas.

O encontro funciona como um sistema de concentração e dispersão, onde esses profissionais da área trocam experiências e aplicam as práticas no dia-a-dia do trabalho. Neste segundo módulo, os participantes avaliam a situação de saúde para construírem o plano de organização da rede baseado na capacidade instalada e necessidades de saúde da população.

As oficinas são realizadas por macrorregião, em quatro módulos, com intervalo para elaboração do produto de 45 dias entre elas. Durante o intervalo entre as oficinas, há replicação do conteúdo nos municípios e instituições participantes sendo estes trabalhos acompanhados pela Sesa e superintendências de Saúde.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Jucilene Borges/Fernanda Porcaro/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Karlla Hoffmann
Texto: Karlla Hoffmann
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard