29/08/2008 12h11 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Sesa realiza reunião para estruturação da Rede de Atenção à Urgência e Emergência

Foi realizada, na noite desta quinta-feira (28), no auditório do Laboratório Central (Lacen), na Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a primeira reunião dos Comitês de Planejamento das Diretrizes Clínicas para a Rede de Atenção à Urgência e Emergência no Estado.

O encontro contou com a presença do subsecretário de Estado da Saúde, Francisco José Dias, e foi conduzido pela consultora do Ministério da Saúde (MS), Adriana Mafra. O objetivo foi a apresentação da Rede aos profissionais das especialidades de trauma, cardiovascular e urgência pediátrica, uma etapa necessária para a implantação de comitês nessas respectivas áreas.

Segundo a coordenadora dos Comitês, Norma Suely Oliveira, a formação desses grupos possibilitará a estruturação de uma Rede de Urgência, que representa a integração dos diversos pontos de atenção ofertados aos usuários nos níveis de atenção primária, secundária e terciária.

De acordo com a coordenadora, a lógica a ser seguida permite que um conjunto integrado de serviços à saúde ofereça uma atenção contínua à população, no lugar e no tempo certo, com o melhor custo e a melhor qualidade. A intenção é otimizar o atendimento ao cidadão.

Um dos passos que serão seguidos, a partir do trabalho dos Comitês, é a implantação do Manchester Triage System (MTS), “que não é uma ferramenta diagnóstica, pois esse sistema define prioridades clínicas, gerando segurança para o usuário interno, usuário externo e para o sistema de saúde”, ressalva a coordenadora.

Esse sistema foi implantado pela primeira vez em 1996 no Reino Unido. Atualmente, está presente em países desenvolvidos, como: Irlanda, Portugal, Holanda, Suécia, Alemanha, Espanha, Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

No Brasil, ainda trata-se de um assunto incipiente. O Espírito Santo, entretanto, já dá mostras de adesão a esse processo por entender que será um grande passo na reestruturação da Rede de Atenção à Saúde, na qual está incluída a Rede de Urgência e Emergência.

“O Hospital Dório Silva (HDS), em Serra, iniciou a Classificação de Risco (no final de maio) baseada no MTS. A idéia é a implantação do MTS em toda Rede de Urgência e Emergência do Estado. Breve seremos treinados nesse sistema pela Drª. Adriana Mafra”, conclui a coordenadora.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard