28/05/2015 14h06 - Atualizado em 23/09/2015 13h44

Sesa realiza Seminário de Planejamento Estratégico

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) iniciou, nesta quinta-feira (28), o Seminário de Planejamento Estratégico para dar continuidade ao processo de planejamento estratégico do Governo do Estado e consolidar a Política Estadual de Saúde nos anos 2015-2018. A abertura contou com a equipe estratégica da Sesa, representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Ministério da Saúde e demais autoridades estaduais. No início do evento, os participantes também prestigiaram a apresentação do Coral Vozes da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger).

O seminário propõe a discussão das prioridades estratégicas da saúde, com intuito de orientar as ações que deverão ser executadas até o final da gestão. Também será estabelecido, a partir dos desafios já identificados para a saúde do Estado, o conjunto de projetos e ações que garantirão os resultados finalísticos esperados.

Os participantes, entre eles, subsecretários, gerentes, chefes de núcleo, diretores de hospitais e dos centros regionais de especialidades, além de superintendentes regionais, foram inteirados com quatro palestras. Para dar um panorama sobre a saúde pública no Espírito Santo, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, fez uma contextualização do cenário atual e desafios futuros.

“Para superar os desafios precisamos saber a abrangência e complexidade desse desafio. E essa é uma tarefa desse seminário. Devemos ter o entendimento de que essa é uma obra coletiva, pois ninguém melhora a saúde sozinho. Por isso, a Sesa tem o papel de construir e fortalecer um apoio coletivo para enfrentar os problemas da saúde. Precisamos da colaboração do Ministério da Saúde, prefeitos e secretarias municipais, participação da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, do poder judiciário, da defensoria pública e dos servidores de saúde do Estado”, afirmou Oliveira.

O secretário lembrou ainda que para a construção coletiva de melhoria também é importante a colaboração da população em cuidar da própria saúde. Durante a palestra, Ricardo de Oliveira ressaltou que uma das ações mais importantes da Sesa são os planos regionais de saúde. “Com o planejamento regional mudaremos a forma de gestão de saúde no Estado, pois queremos construir uma visão regional de saúde”, explicou.

O evento também teve a presença da secretária de Estado da Fazenda, Ana Paula Vescovi, que falou aos participantes sobre a situação fiscal e o quadro de finanças do Estado, bem como as razões para o ajuste fiscal. “A renda do Estado deixou de crescer e as despesas aumentaram, gerando um desequilíbrio”, afirmou. Lembrou ainda que é preciso equilibrar as contas da saúde com eficiência juntamente com a do Estado.





Os participantes, que foram divididos em grupos para definir os projetos e ações a partir dos desafios e entregas para a população, também puderam pensar no planejamento estratégico com inovação. O professor e consultor Carlos Nepomuceno, ministrou uma palestra abordando as necessidades de entender etapas da inovação, principalmente, de médio e longo prazo. Ele indicou propostas para construção do planejamento estratégico. “Quanto mais aumenta a demografia, mais sofisticados terão que ser os ambientes produtivos”, disse.

No final da manhã, o subsecretário de Gestão Estratégica e Inovação da Sesa, Silvio Machado, propôs, para superar os desafios da saúde, um modelo de gestão estratégica orientada para resultados que atendam as necessidades da população. “É preciso mudar o paradigma para que se produzam novos resultados. Pois, se continuarmos a produzir da mesma forma, dificilmente os resultados serão diferentes”, disse.



Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges
jucileneborges@saude.es.gov.br / asscom@saude.es.gov.br
Juliana Rodrigues
julianarodrigues@saude.es.gov.br
Ana Carolina Stutz
anapinto@saude.es.gov.br
Juliana Machado
julianamachado@saude.es.gov.br
Texto: Ana Carolina Stutz
Tels.: (27) 3345-8074/3345-8137/9 9969-8271/9 9983-3246/9 9943-2776
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard