11/12/2006 14h04 - Atualizado em 23/09/2015 09h41

Sesa realiza seminário sobre mortalidade materna e infantil no Espírito Santo

Nesta terça-feira (12), o Comitê Estadual de Estudo e Investigação da Mortalidade Materna e Infantil (CEMMI) realiza o II Seminário Estadual de Estudos da Mortalidade Materna e Infantil, no Cerimonial Vitória Régia, na Praia do Canto, em Vitória, a partir das 8h30.

No seminário, que contará com a participação de técnicos do Ministério da Saúde, das secretarias municipais e dos comitês hospitalares, serão discutidas as circunstâncias de morte de mulheres em idade fértil e de crianças recém-nascidas para criar um planejamento de ações de intervenções.

“O seminário é um momento para a atuação dos comitês municipais e a apresentação e discussão do perfil de mortes no Estado. A partir da investigação das circunstâncias dos óbitos, espera-se o surgimento de propostas que venham impactar efetivamente esta situação”, explica Eloá Sena Ribeiro, coordenadora da CEMMI.

Desde 2004, o CEMMI vem incentivando a formação de comitês nos municípios que tenham mais de 100 mil habitantes e capacitando os técnicos das vigilâncias epidemiológicas municipais e das regionais de saúde para o monitoramento da mortalidade infantil e materna, buscando sua redução.

Espírito Santo

O coeficiente de mortalidade infantil no Estado é considerado baixo, segundo os padrões da OMS: menor que 20/1000 nascidos vivos. Contudo, esse número poderia ser menor ainda. Segundo dados do CEMMI, as principais causas de morte materna e de crianças menores de um ano têm permanecido entre as consideradas evitáveis, que são as que dependem da qualidade da assistência oferecida à mãe e à criança durante o pré-natal e o parto.

- 8h30 – Credenciamento;
- 9 horas – Abertura;
- 9h30 – Apresentação da Política Nacional de Redução da Mortalidade Infantil e Materna com a Dra. Regina Viola (representante do Ministério da Saúde) e Dr. Marcos Augusto Bastos Dias;
- 11 horas – Apresentação do Perfil da Mortalidade Infantil e Materna pelos Comitês Hospitalares;
- 12h30 – Almoço;
- 14 horas – Apresentação do Perfil Estadual da Mortalidade Infantil e Materna;
- 15 horas – Mesa Redonda: Diferentes Contextos da Análise da Mortalidade (Comitê Estadual, Comparação dos Sistemas de Informação pela Macro Sul e Micro São Mateus e Monitoramento realizado pela Pastoral da Criança);
- 16 horas – Encerramento.

Gustavo Tenório / Mariana Almeida / Daniele Bolonha
Texto: Daniele Bolonha