27/11/2007 15h14 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Sesa registra mais de 5.600 casos de Aids no Estado em 22 anos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 5.695 casos de Aids no Espírito Santo no período de 1985 a julho de 2007. A média anual capixaba foi de 458 novos casos nos últimos sete anos (2000 a 2006). Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a estimativa é de que 33,2 milhões de pessoas estão contaminadas pela Aids no mundo.

Os homens continuam sendo as principais vítimas da doença no Estado, representando 62,5% dos infectados. E 37,5% dos casos são mulheres. De acordo com Sandra Fagundes, coordenadora do Programa de DST e Aids da Sesa, há dez anos as mulheres eram apenas 5% das vítimas da Aids.

O Dia Mundial da Luta Contra a Aids, que acontece sempre em 01 de dezembro, terá como tema neste ano “Sua atitude tem muita força na luta contra Aids”, tendo como foco principal os jovens de 13 a 24 anos de idade. E na sexta-feira (30) a Secretaria de Estado da Saúde promove o Fórum Estadual de Discussão sobre “Violência relacionada à Aids em Mulheres e Crianças”, já que a violência sexual é um dos principais motivos do aumento do índice de infecção por HIV entre as mulheres.

Os números

Em 1988, havia cinco casos da doença em homens para cada um em mulher. No ano de 2006, a relação foi de 1,6 homens para cada caso em mulheres. “Existe a feminização do vírus do HIV. O número de mulheres infectadas está crescendo muito”, disse Sandra Fagundes.

Ela informa, ainda, que a transmissão da doença aumentou muito em relações heterossexuais, o que levou as mulheres, sobretudo as jovens, a tornarem-se uma das principais vítimas do vírus HIV. Segundo Sandra Fagundes, outro dado alarmante é que a faixa etária mais atingida é de 20 a 49 anos, com 82,2% dos casos notificados. “Isso está acontecendo porque as pessoas estão tendo relações sexuais cada vez mais cedo. Se descobrem a doença aos 13 anos de idade, significa que elas contraíram o vírus por volta dos dez, na maioria das vezes”, explica.

A relação sexual continua sendo o principal meio de transmissão do vírus HIV no Estado, representado 67% dos casos notificados nos últimos anos. Entretanto, o número de homossexuais que contraiu o agravo caiu.

No início dos anos 90, mais da metade dos casos registrados no Espírito Santo eram de pessoas com relacionamentos homossexuais ou bissexuais. Já em 2005, entre os capixabas que contraíram o vírus por meio de relações sexuais, apenas 19,9% disseram ser homossexuais, 12% bissexuais e 70,1% heterossexuais.

A Aids no Brasil

De acordo com o Boletim Epidemiológico de 2007, divulgado pelo Ministério da Saúde (MS), de 1980 a junho de 2007, foram notificados 474.273 casos de Aids no País. Na região Sudeste foram 289.074. Já no Sul foram 89.250; 53.089 no Nordeste; 26.757 no Centro-Oeste e 16.103 no Norte.

Nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a incidência de Aids tende à estabilização, enquanto no Norte e Nordeste, a tendência é de crescimento. Em 2006 foram registrados 32.628 casos da doença no País, confirmando uma tendência de queda no número de casos, já que em 2002 houveram 38.816 casos notificados.

Dia Mundial

O tema deste ano para o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, que acontece sempre em 01 de dezembro, é “Sua atitude tem muita força na luta contra a Aids”. O foco principal da campanha de 2007 são os jovens de 13 a 24 anos, principalmente as mulheres e os homossexuais.

Para chamar a atenção da população capixaba para a importância da prevenção, a Sesa realiza o Fórum Estadual de Discussão sobre “Violência relacionada à Aids em Mulheres e Crianças”, nesta sexta-feira (30). A violência sexual é um dos principais motivos de crescimento do índice de infecção por HIV entre as mulheres.

O objetivo do Fórum é capacitar profissionais da área da saúde que atuam na atenção às mulheres vítimas de violência para a realização de planejamento e de execução de ações para a melhoria da qualidade da atenção à saúde de pessoas que sofrem esse tipo de abuso.

Além do Fórum, será realizada a IV Caminhada de Luta Contra a Aids, pela Prefeitura de Vitória e pela Sesa, no sábado (01) às 9 horas. A caminhada começará na Praça de Jucutuquara e terminará no Horto de Maruípe, onde os participantes serão recebidos com apresentações culturais de Hip Hop.

No Theatro Carlos Gomes acontecerá o show “Um Canto Solidário”, com Elaine Rowena e Cláudia Marques, também no sábado (01). Vários artistas da dança, teatro e da música farão participações especiais. A renda do evento será totalmente doada para a Associação Casa Sagrada Família, que cuida de crianças de oito meses a 10 anos de idade, infectadas pela Aids.

A Sesa também está fazendo a campanha publicitária “Happy-Day Contra a Aids”. Durante quatro semanas, a campanha será divulgada nas emissoras de rádios, na mídia impressa e no cinema Cine Ritz Norte Sul. Também serão feitas blitze educativas e distribuição de materiais e brindes nas praias e shoppings.

Outros municípios, como Guarapari, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Cariacica, Vila Velha, Viana, Aracruz, Guacuí e São Mateus, também estão elaborando uma programação especial para o dia.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha