29/11/2007 06h20 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Sesa reúne mais de 200 profissionais no I Encontro de Vigilância em Saúde

Mais de 200 pessoas, entre técnicos municipais e estaduais de saúde e profissionais de várias áreas discutiram, nesta quarta-feira (28), o aperfeiçoamento das atividades de notificação de doenças no Espírito Santo. O assunto foi o centro dos debates do I Encontro Estadual de Vigilância em Saúde, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), no auditório da Prefeitura de Vitória.

O secretário de Estado de Saúde, Anselmo Tose, participou do evento e chamou a atenção dos participantes para a necessidade de aliar as ações de Vigilância em Saúde aos novos paradigmas da área. “Devemos tratar todos os males, mas precisamos ficar atentos e canalizar esforços e recursos ao que realmente está provocando morte na população”, salientou.

O I Encontro Estadual de Vigilância em Saúde contou, ainda, com palestra da representante do Ministério da Saúde, Arlete Baldez, sobre como as metas de Vigilância em Saúde são definidas pelo Governo Federal. “Estou realmente surpresa e feliz com o trabalho de vocês. O Espírito Santo está mudando e noto que há avanços, que não são rápidos, mas são sustentáveis”, destacou Arlete.

Integração

A necessidade de integração das equipes municipais de Atenção Primária e de Vigilância em Saúde marcou a maior parte das discussões durante o encontro. A integração facilitará o registro das notificações e, conseqüentemente, as ações de controle das doenças.

“Não acredito em mudança brusca, mas em mudança contínua. Essa união de esforços entre Atenção Primária e Vigilância em Saúde é um sonho, mas um sonho possível”, destacou o gerente estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Cláudio da Silva.

O município de Santa Teresa é um dos exemplos capixabas dessa integração. “As metas de controle das doenças eram as mesmas, mas as ações eram feitas em separado pelas equipes de Vigilância e de Atenção Primária. Nós integramos as ações e já estamos colhendo ótimos resultados”, informou a secretária municipal de Saúde, Andrea Passamani.

O encontro também enfocou a importância dos municípios enviarem à Sesa informações de qualidade, realizando as notificações e, sobretudo, preenchendo os documentos de forma correta.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha