09/07/2007 16h08 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Sesa treina pesquisadores para elaborar diagnóstico sobre a assistência farmacêutica no Estado

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da Gerência Estratégica de Assistência Farmacêutica (Geaf), promove, até quarta-feira (11), um treinamento para 25 pesquisadores de campo que realizarão, na próxima semana, o diagnóstico da assistência farmacêutica na rede pública do Estado.

Nesta terça-feira (10) haverá treinamento simulado, em campo, no município de Serra. Na semana que vem, de segunda a sábado, será realizado a pesquisa de campo em 10 municípios que integram a amostragem da pesquisa.

O projeto de pesquisa foi elaborado pela Sesa em parceria com o Ministério da Saúde, a Organização Pan-americana da Saúde (Opas), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e, no Estado, conta com o apoio institucional e logístico de outras instituições. O valor destinado ao projeto foi de R$ 33 mil, financiado pelo Ministério e pela Opas, gerenciado pela Fiocruz.

A pesquisa vai focar o diagnóstico dos principais problemas e necessidades da área farmacêutica nas secretarias municipais, nas unidades de saúde, nos almoxarifados de medicamentos ou centrais de abastecimento farmacêutico, e na população, a partir de visitas domiciliares em torno das unidades de saúde, com o intuito de investigar os pontos críticos e os aspectos positivos.

A amostragem da pesquisa terá por base 10 municípios, selecionados de acordo com critérios do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento Social (IDS). A pesquisa será desenvolvida aplicando-se um método já validado pela Opas.

“A partir do diagnóstico obtido com a pesquisa, teremos subsídios para a formulação e implementação de políticas farmacêuticas voltadas tanto para a rede estadual como para a atenção primária à saúde”, afirma o coordenador da Gerência Estratégica de Assistência Farmacêutica, Sílvio Machado.

Além disso, explica ele, o diagnóstico será fundamental para a elaboração e homologação da Política Farmacêutica do Estado do Espírito Santo, prevista para ocorrer em outubro deste ano, que passará a representar um compromisso de Estado com a área farmacêutica, envolvendo o gestor estadual e os municipais.

“A política vai contemplar as principais diretrizes, eixos estratégicos e prioridades para serem implementadas pelos gestores estadual e municipal. Seremos um dos poucos estados do País a ter uma política estadual farmacêutica formalizada”, disse Sílvio Machado.

Essa política, acrescenta, “será importante porque vai contemplar as nossas especificidades e necessidades locais, orientando projeto e ações bem aplicadas à realidade estadual”, finaliza.

Daniele Bolonha
danielebolonha@saude.es.gov.br