31/10/2007 16h13 - Atualizado em 23/09/2015 13h18

Sesa treina técnicos da Vigilância Sanitária de João Neiva

O Núcleo de Entomologia e Malacologia do Espírito Santo (Nemes) está treinando dois técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de João Neiva sobre como identificar larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. O Nemes faz parte do Núcleo Especial de Vigilância Ambiental (Neva), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O treinamento começou na segunda-feira (29) e segue até quinta-feira (01) com aulas teóricas e práticas em laboratório. Para a próxima semana, o Nemes está agendando o mesmo treinamento para três técnicos do município de Muqui.

O Nemes foi criado em 1998 pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e descentralizado para a Sesa no ano de 2000, com o objetivo de coletar informações, orientar, coordenar e supervisionar o trabalho de laboratórios municipais sobre os animais de importância epidemiológica.

O Núcleo é responsável pela identificação de insetos, como os transmissores da Malária, da Doença de Chagas, Leishmanioses Tegumentar Americana e Visceral, moluscos transmissores da Esquistossomose e ácaros, que transmitem a Febre Maculosa Brasileira.

Além disso, realiza o controle de qualidade dos trabalhos de identificação de larvas de Aedes aegypti, e dos triatomíneos (barbeiros), realizados pelos laboratórios dos municípios do Estado, garantindo que o resultado das análises seja satisfatório.

Segundo Mauro César Louzada, responsável pelo Nemes, a atuação do Núcleo é muito importante para orientar as ações da Sesa. “As informações obtidas a partir dessas atividades são encaminhadas para as gerências dos programas de controle fazerem as análises necessárias e programar as ações de prevenção e controle de doenças”, explicou.

A atuação do Nemes é ainda mais abrangente. Os técnicos fazem a coleta de espécies e também mapeiam os surtos e epidemias no Espírito Santo. “Nós identificamos as espécies capturadas nos locais, analisando se têm importância epidemiológica ou não e fazemos o controle de qualidade dos municípios já capacitados para identificar algumas espécies de insetos”, disse Louzada.

Parceria

No ano de 2003 a Sesa firmou um convênio com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pelo qual o Nemes auxilia na realização de 26 pesquisas de interesse para a Secretaria. O convênio com a Universidade vai até 2008.

O Núcleo também participa de trabalhos educativos, realizados pelas secretarias Estadual e Municipal, utilizando também espécies transmissoras de doenças. Um dos eventos que contou com a presença do Nemes foi o “Dia E de Mobilização Contra a Esquistossomose”, realizado em Itarana.

O Nemes montou estandes com aquários que simulam o habitat dos caramujos; microscópios com o verme transmissor da esquistossomose; peças anatômicas de fígado humano com a doença e apresentações pelo computador. O evento fez parte do “Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Córrego Sossego”.

O laboratório do Nemes está localizado no Centro Biomédico da Ufes, em Vitória, mas já se discute a criação de uma sede própria, o que aumentará a sua área de trabalho.

Assessoria de Comunicação/Sesa
Daniele Bolonha