24/07/2007 13h20 - Atualizado em 23/09/2015 09h54

Sesa vai realizar 6,6 mil cirurgias eletivas até o fim deste ano

Com o objetivo de aumentar a oferta de cirurgias eletivas em diversos hospitais do Espírito Santo e facilitar o acesso da população ao tratamento, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou, nesta terça-feira (24), o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas de Média Complexidade. Serão realizadas 6,6 mil cirurgias até o fim deste ano, em 20 hospitais filantrópicos, com investimentos no valor de R$ 4,3 milhões dos governos federal e estadual. Parte do recurso está sendo repassado pelo Ministério da Saúde a partir da aprovação do Projeto Estadual de Procedimentos Eletivos de Média Complexidade, desenvolvido pela Sesa em parceria com os municípios.

O lançamento do Programa aconteceu, nesta terça-feira (24), às 10 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), com a presença do secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tose, do presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos, Luiz Nivaldo da Silva, da presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosemes), Márcia Andriolo, e do representante do Sindicato dos Médicos, João Vicente Rede.

O secretário Anselmo Tose afirmou que o mutirão vai ajudar a resolver o problema da alta demanda e da pouca vasão de cirurgias nos hospitais filantrópicos. “O subfinanciamento do Governo Federal tem causado encolhimento e até fechamento de hospitais filantrópicos. Por isso, além das 6.562 cirurgias, o Estado se propõe a realizar as próximas demandas que chegarem aos hospitais. Com esses investimentos estaremos zerando a fila de diversas cirurgias eletivas no Espírito Santo”, disse ele.

Anselmo Tose lembrou que desde 2003 o Governo tem feito muitos investimentos na saúde, e, mesmo assim, não tem sido fácil porque há muitos interesses particulares e muita incompreensão. “Temos uma das melhores mobilizações de Secretarias Estaduais de Saúde de todo o País para melhorar o que é feito. Temos que reconhecer o esforço conjunto. Investimos somente no ano passado R$ 492 milhões”.
O presidente da Federação dos Hospitais Filantrópicos, Luiz Nivaldo da Silva, falou sobre a importância da parceria destes hospitais com o Governo do Estado. “Os filantrópicos têm condições de apoiar, nos municípios, a saúde do Espírito Santo. Esse é o início de uma longa jornada. Temos condições de fazer a diferença”, afirma.

A presidente do Cosemes, Márcia Andriolo, disse que esta ação do Governo Estadual vem somar aos esforços dos municípios em melhorar a saúde pública. ”Estamos dando mais um passo para resolver a média e a alta complexidade no Estado. Parabéns ao Governo pela iniciativa”.
O representante do Sindicato dos Médicos, João Vicente Rede, lembra que este é o grande momento da virada da saúde. “Acreditamos nas ações do secretário e dos representantes políticos estaduais para desenvolver a saúde pública no Estado”.

O chefe do Serviço de Alta Complexidade em Ortopedia do Hospital Evangélico de Vila Velha, José Fernando Duarte, um dos hospitais filantrópicos beneficiados com o programa, disse que os investimentos do Estado em cirurgias eletivas possibilitaram a realização, somente nos últimos três anos, cerca de 900 cirurgias, evitando com isso as despesas do Tratamento Fora de Domicílio. “Antes era preciso enviar pacientes para outros porque aqui não existia o serviço. Agora atendemos 300 pacientes por mês somente no ambulatório de ortopedia”.

Além de ampliar as cirurgias, por meio do Programa será possível diminuir a fila de espera e agilizar o tratamento necessário aos pacientes que aguardam uma cirurgia, evitando que alguns procedimentos eletivos tornem-se urgência. Outra vantagem é a tentativa de reduzir a superlotação nos hospitais da Grande Vitória e os agravos à saúde, resultantes da demora na realização das cirurgias indicadas. Com isso, vai melhorar também a taxa de ocupação dos leitos da rede filantrópica.

As ofertas estão divididas nas áreas de ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, urologia, cirurgia geral, ortopedia, gastrointestinal, cirurgia vascular, neurocirurgia, dermatologia e bucomaxilofacial.

Responsabilidades

A Sesa vai gerenciar, autorizar e fiscalizar a realização das cirurgias nos hospitais localizados nos municípios que estão sob gestão do Estado. São eles: Cariacica, Vitória, Viana, Santa Leopoldina, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul.
Os demais hospitais situam-se em municípios em gestão plena do SUS, que são: Venda Nova do Imigrante, Santa Teresa, Santa Maria de Jetibá, Linhares, Jaguaré, Domingos Martins e Conceição da Barra. Nesses municípios, a Sesa fará o acompanhamento da realização das cirurgias.

Os hospitais filantrópicos beneficiados são: Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fundação São João Batista, Hospital da Polícia Militar, Hospital Evangélico de Vila Velha, Hospital dos Ferroviários, Hospital São Judas Tadeu, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital Maternidade São Mateus, Hospital Maternidade Nossa Senhora Aparecida, Hospital de Pinheiros, Hospital de Maternidade São João Batista, Hospital Padre Máximo, Hospital Nossa Senhora da Penha, Fundação Hospitalar e de Assistência Social de Domingos Martins, Fundação Hospitalar Beneficente Concórdia, Hospital Madre Regina Protmann, Hospital Geral de Linhares, Hospital Maternidade São José e Santa Casa de Misericórdia de Colatina.

Os laudos dos pacientes serão encaminhados pelos hospitais à Central de Regulação de Internação Eletiva (CRIE) da Sesa para autorização. A remuneração será feita pela tabela SUS.

Confira o número de cirurgias que serão realizadas em cada especialidade:

Especialidade
Cirurgia