19/08/2008 08h52 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Solenidade marca os 16 anos do Centro de Atendimento Toxicológico

Na manhã dessa terça-feira (19), o Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), comemorou seus 16 anos de atuação com uma solenidade realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), na Avenida Beira Mar, em Vitória.

A fundadora e coordenadora do Toxcen, Sony Itho, iniciou a programação agradecendo o apoio de todos aqueles que não medem esforços para que o Centro continue prestando um importante serviço para a população capixaba.

“Somos um órgão vinculado a Vigilância Estadual em Saúde e articulamos trabalhos com diversos núcleos de trabalho da Sesa. Temos uma equipe guerreira que promove o estudo da toxicologia e da saúde”, afirmou Sony. Ela ainda ressaltou que o Toxcen é um dos poucos Centros do Brasil que possui médicos disponíveis 24 horas para atender o cidadão.

O diretor administrativo do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, Jorge Encarnação, valorizou o trabalho e a perseverança da coordenadora. “Sony tomou a iniciativa de fundar o Toxcen, a exemplo de outros estados da Federação. Temos orgulho de ter o Centro nas dependências do nosso hospital, sendo um grande parceiro no trabalho de diagnóstico de intoxicação de muitas crianças que lá chegam”.

Em sua fala, a coordenadora da Vigilância Estadual em Saúde, Maria do Carmo Hatab, ressaltou o importante trabalho educativo do Toxcen. “A informação é um instrumento eficaz para evitar as intoxicações. As mães, por exemplo, são ‘salvas’ no cuidado com os filhos pelo trabalho do Toxcen. Muitas vidas são resguardas graças às orientações e ao trabalho educativo do Centro de Atendimento”.

16 anos

O Toxcen vai realizar uma grande campanha educativa entre esta terça (19) e quinta-feira (21). A programação prevê a divulgação dos serviços ofertados pelo Toxcen como forma de melhorar a assistência às vítimas de intoxicações e a prevenção de acidentes. Serão realizadas panfletagens e orientações nos terminais de ônibus da Grande Vitória e, na quinta (21), um estande do Toxcen estará na sede da Sesa.

“Vamos distribuir adesivos e folhetos educativos para o público e profissionais de saúde. Será dada uma atenção especial à divulgação do serviço de atendimento 24 horas do Toxcen e à importância da notificação dos acidentes por intoxicações. Médicos, pacientes ou pessoas que necessitem acudir vítimas de intoxicação podem ligar para o número 0800 283 9904 para tirar dúvidas ou pedir orientações sobre como proceder”, falou a coordenadora do Toxcen.

Campanhas informativas de prevenção de acidentes tóxicos em outros países demonstram a redução no número de acidentes toxicológicos e, principalmente, as mortes deles decorrentes.

Nos últimos 16 anos foram registrados 56.917 atendimentos por intoxicações, sendo notificados em 1992, ano de surgimento do serviço, 792 casos. O número de registro tem aumentado significativamente nos últimos anos. Em 2006, o Centro notificou 9.887 atendimentos, 12 vezes mais casos comparados ao ano inaugural. Em 2007, quase oito mil casos foram atendidos pelo Toxcen.

O aumento do número de notificações revela a resposta da população às atividades de prevenção e à conscientização sobre a importância dos registros. Porém, há ainda grande número de intoxicações que não são notificadas.

A faixa etária mais atingida pelas intoxicações é a de um a quatro anos, seguida pelos adultos de 20 a 39 anos. “As crianças, pelo próprio desenvolvimento neuro-psicomotor estão em uma fase de descobertas, por isso pegam tudo o que vêem e muitas vezes colocam na boca. Elas têm a mania de brincar de comidinha com plantas e, explica a coordenadora.

O Toxcen

O Toxcen é um serviço ligado à Sesa e está sediado no Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, onde o serviço funciona desde sua implantação, em abril de 1992. O centro foi montado no HINSG devido ao fato de que a maioria das exposições/intoxicações acontecem com crianças.

Com funcionamento ininterrupto (24 horas por dia), o Toxcen tem como objetivo assessorar médicos e outros profissionais de saúde pública ou privada. Os profissionais do Toxcen ajudam no atendimento do paciente com suspeita ou confirmação de intoxicação aguda, seja ele da Grande Vitória ou do interior, neste ou em outro estado.

O plantonista do centro avalia o caso e orienta sobre a melhor forma de atendimento e o tratamento ideal. O contato entre os profissionais permanece até que o paciente esteja em condições de alta toxicológica.

O serviço é composto pela equipe de plantonistas que faz o atendimento telefônico, formada por acadêmicos da área de medicina e enfermagem, por médicos, enfermeiro e psicólogos, que garantem uma abordagem interdisciplinar á vitima de intoxicação.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Texto: Syria Luppi syriabaptista@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard