12/08/2008 16h05 - Atualizado em 23/09/2015 13h21

Suspensão de lipoaspiração e lipoenxertia no Espírito Santo serviu de alerta para cirurgiões de todo o País

O presidente nacional da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Yoshika Tariki, elogiou a decisão tomada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) de suspender os procedimentos de lipoaspiração e lipoenxertia. A medida preventiva, segundo ele, serviu de alerta para os profissionais de todo o País e para que os métodos positivos sejam replicados nos outros estados.

Ele esteve em Vitória, nesta terça-feira (12), para uma reunião com o secretário de Estado da Saúde, Anselmo Tozi, para discutir toda a problemática envolvendo os casos de micobactéria no Estado, que resultou na suspensão das cirurgias em todo o Espírito Santo.

“Também estivemos reunidos com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e fomos orientados sobre o protocolo padrão de manuseio de materiais, que será distribuído a todos os membros da Sociedade. Respeitamos a atitude da Secretaria e esperamos que os hospitais também sigam com rigor as novas recomendações”, afirmou José Yoshika Tariki.

O secretário de Saúde, Anselmo Tozi, destacou que o próximo passo será a busca pela volta à normalidade com a entrega dos protocolos para análise à Coordenação Estadual de Controle de Infecção Hospitalar (CECIH) da Sesa. Os protocolos passam em seguida por um grupo formado por técnicos especializados em infecção hospitalar.

Oito protocolos de limpeza e esterilização foram recebidos pela Sesa, encaminhados pelas instituições que realizam procedimentos de lipoaspiração e lipoenxertia no Espírito Santo. Quatro foram aprovados com ressalvas e, portanto, os estabelecimentos receberão orientações para se adequarem. Os outros quatro documentos estão em análise.

O exame dos protocolos é feito mediante observação de critérios técnicos que permitem à CECIH distribuir uma determinada pontuação para cada documento. A escala de pontos possibilita três tipos de resultados: reprovado, aprovado com ressalvas e aprovado.

A suspensão

A suspensão dos procedimentos de lipoaspiração e lipoenxertia no Espírito Santo foi publicada no Diário Oficial (DIO), na última sexta-feira (08). A medida foi tomada em comum acordo entre a Sesa, o Ministério Público Estadual (MPE), a Sociedade Brasileira dos Cirurgiões Plásticos - Regional Espírito Santo (SBCP-ES) e o Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Espírito Santo (Sindhes).

Os protocolos de limpeza e esterilização estão disponíveis no site www.saude.es.gov.br e devem ser entregues pelos estabelecimentos entregues à Secretaria de Estado da Saúde, até o dia 30 de agosto. Assim que estiverem devidamente aprovados, a Sesa divulgará os nomes dos estabelecimentos.

Até esta terça (12), são 15 casos suspeitos de contaminação após cirurgia plástica e quatro estão confirmados.

Participantes da reunião

Estiveram, também, na reunião desta terça (13), na Secretaria de Estado da Saúde, além do secretário Anselmo Tozi e do presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, José Yoshika Tariki, o presidente da Associação dos Hospitais Particulares do Estado, Antônio Benjamim; o presidente da Associação Médica do Estado, Antônio Carlos Paula de Resende; o diretor do Departamento Científico, Luciano Chaves Ornelas; o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica no Estado, José Renato Harb; o presidente da Cooperativa dos Cirurgiões Plásticos do Estado, Alberto Colnago e o representante da Comissão da Diretoria Nacional da SBCP, Benjamim de Souza Gomes Filho.

Ainda na noite desta terça-feira (12), José Yoshikazu Tariki terá uma reunião com todos os 92 cirurgiões plásticos do Estado, no auditório da Unimed Diagnóstico, na Praia do Suá.

A SBCP congrega 4.200 profissionais em todo o Brasil. José Yoshikazu Tariki é, também, secretário-geral da Federação Iberolatinoamericana de Cirurgia Plástica.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Sesa
Ana Paula Costa/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Raquel d’Ávila/Syria Luppi
Tels.: 3137-2378 / 3137-2307 / 9969-8271 / 9943-2776 / 9983-3246
asscom@saude.es.gov.br
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard